Rede aleluia
Quem foi Neemias e o que podemos aprender com ele?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 10 de janeiro de 2020 - 11:12


Quem foi Neemias e o que podemos aprender com ele?

O Bispo Renato Cardoso tem falado sobre este importante personagem bíblico

Quem foi Neemias e o que podemos aprender com ele?

Quando conhecemos a história de Neemias, na Bíblia, logo nos admiramos com a sua personalidade. Ele era um homem justo, fiel a Deus e um excelente líder. Seus diários pessoais formaram a base para o livro bíblico que leva o seu nome, e, deste, muitas lições valiosas podem ser extraídas para a nossa vida.

Como era o mundo nos tempos de Neemias?

Mapa Reino de Judá IsraelO contexto em que se passa a história de Neemias é bastante problemático. Depois, da morte do rei Salomão, filho de Davi, o povo hebreu se dividiu em Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá) (mapa à esquerda). E nesses dois lugares, ao longo do tempo, os reis e os habitantes alternavam entre a obediência e a desobediência a Deus.

Por causa disso, o Altíssimo fez diversas advertências contra os reis e o povo, com o intuito de alertá-los sobre os perigos do pecado. Mas, as pessoas insistiam em se distanciar de Seus ensinamentos. Como consequência, as dez tribos que formavam o Reino do Norte foram espalhadas pelos assírios – um povo brutal que humilhava os inimigos – e o Reino do Sul ficou cativo na Babilônia durante 70 anos.

Entretanto, o Santíssimo teve misericórdia de Seu povo e explicou que os traria de volta. Com relação ao Reino do Sul, em 539 antes de Cristo (a.C.), o rei Ciro, da Pérsia, dominou a Babilônia e permitiu que os hebreus retornassem para Jerusalém. Esse primeiro grupo foi conduzido por Zorobabel, um descendente direto do rei Davi. Posteriormente, houve um segundo grupo liderado por Esdras, que era um sacerdote e escriba. E, por fim, aparece Neemias nessa história.

Neemias era um copeiro do rei

Ele trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Um copeiro era responsável por preparar a mesa do palácio para as refeições. Além disso, era ele quem experimentava a bebida do rei para evitar que este fosse envenenado. Portanto, Neemias era uma pessoa de muita confiança.

Em um vídeo (veja abaixo), o Bispo Renato Cardoso explicou que embora a tarefa de Neemias fosse simples de ser executada, o que chama atenção em seu comportamento é o caráter que ele apresentava. Assim como Artaxerxes confiava a sua própria vida em Neemias, Deus também confiou que ele cuidaria bem de Seu povo.

“O grande diferencial de um copeiro é que ele era uma pessoa de confiança. O rei tinha que ter total confiança em seu copeiro. E, logo, isso fazia de Neemias muito capaz no caráter. E por ele ser uma pessoa de grande confiança para um homem, Neemias se tornou de grande confiança para Deus”, disse o Bispo.

De copeiro a governador em Jerusalém

Certo dia, o irmão de Neemias o avisou que o povo hebreu estava sofrendo na região de Jerusalém. O copeiro ficou muito triste e, por causa disso, orou e jejuou a Deus. Então, ele decidiu pedir permissão para que Artaxerxes o liberasse para ajudar aquelas pessoas. Felizmente, o rei persa aceitou o pedido.

“Muitas vezes as pessoas se limitam, porque elas acham que não têm talento, estudos ou capacidade humana para realizar grandes coisas. Mas, aqui, nós vemos um homem cujo principal talento era ser de confiança. E por ele ser de confiança, o resto Deus deu para ele”, continuou o Bispo.

Desafios pelo caminho

Porém, a tarefa não foi fácil. Neemias se juntou a Esdras e eles promoveram uma reforma espiritual, conduzindo o povo novamente para a direção do Senhor. Igualmente, Neemias liderou a construção do muro de proteção da cidade. Mas, nesse ínterim, ele foi perseguido por outros povos que não queriam o sucesso da construção. Foram promovidas tramas e falsas acusações para desestabilizar Neemias e o povo. Todavia, a edificação ficou pronta em 52 dias. Vale acrescentar que, durante esse desafio, Neemias sempre buscava a proteção de Deus.

Saiba mais

O que você achou da história de Neemias? Em seu canal no Youtube, o Bispo Renato Cardoso tem falado sobre esse importante personagem bíblico. Confira abaixo o primeiro vídeo na íntegra (para conferir a série toda, clique aqui):


Quem foi Neemias e o que podemos aprender com ele?
  • Daniel Cruz / Foto: Getty Images, Richardprins (Wikimedia), Adolf Hult (Wikimedia) 


reportar erro