Quem é você diante de si mesma?

Reconhecer as dificuldades com sinceridade e apresentá-las a Deus é o caminho para ter uma mudança interior e não ser seduzida pelo erro

Imagem de capa - Quem é você diante de si mesma?

A todo momento a mulher está emitindo mensagens por meio de seu comportamento, mas muitas foram treinadas pelas próprias situações da vida para fingir. Há quem finja que está feliz ou bem, que gosta de uma pessoa, que se empenha em uma atividade e até mesmo que é da fé e assim vai levando a vida.

Contudo é preciso ressaltar que, apesar de ser aparentemente simples enganar os que estão ao nosso redor, o que inclui cônjuge e familiares mais próximos, é impossível enganar a Deus e a si mesma. Inclusive o Próprio Deus falou de como vê o ser humano: “(…) o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
(1 Samuel 16.7).

Sendo assim, não importa o que a sua aparência ou o seu comportamento mostram, pois Deus já está ciente do que se passa no mais profundo de seu ser. E, se há uma coisa difícil de fazer, é encarar o próprio coração, mas é necessário olhá-lo com sinceridade e humildade para não ser levada ao erro. “A sinceridade não é expor apenas o que estamos sentindo, mas observar quem realmente somos. É muito fácil observarmos com base no que achamos, mas dificilmente observamos com base no que é justo”, diz a colunista Viviane Freiras em podcast disponível em seu site.

Esse tipo de situação fica muito clara diante de um conflito com outra pessoa. Viviane lembra que, em casos assim, a tendência do ser humano é se achar justo e expor seus argumentos achando que neles há sinceridade. Entretanto, ao encarar tudo dessa forma, como se estivesse sempre certa, a pessoa perde a oportunidade de mudar, de se aperfeiçoar e de se tornar alguém melhor.

Davi é descrito na Bíblia como um homem segundo o coração de Deus. Ele não era perfeito, mas sabia o que tinha de errado dentro de si e não tinha medo de se expor diante de Deus em busca de ajuda. Em 2 Samuel 25.24, Davi afirma: “Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniquidade”. Em relação a essa atitude, Viviane explica que “Davi viu o que havia nele, dentro do seu pensamento, do que sentia e do que queria, mas refreou tudo isso porque se pôs diante de Deus.” E questionou “quem tem sido você?”

A recompensa do Alto
Deus não exige perfeição do ser humano, mas valoriza a sinceridade e até recompensa o homem que se move por ela, como afirma Davi na Palavra de Deus: “E me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos”.
(2 Samuel 22.25).

Dessa forma, fica evidente que Deus retribui os que reconhecem suas dificuldades e querem se corrigir diante dEle. Viviane destaca que a mudança no interior de uma pessoa só acontece quando ela deseja mudar para agradar ao Próprio Deus e não a outra pessoa: “quando você quer mudar para Deus, você está realmente sendo sincera e racional, porque Deus vê o mais profundo do seu ser. Ele vê todas as suas imperfeições e quando você quer mudar é porque está ciente de que Ele está a par de tudo o que está acontecendo dentro de você. Isso demonstra também que você crê em Deus. Não em um Deus para atender apenas à sua necessidade, mas Naquele que você valoriza e que a valoriza”, finaliza Viviane.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: Getty Images