Quase metade da população brasileira é sedentária

Veja os males que esta condição causa e o que fazer para ter uma vida mais ativa

Imagem de capa - Quase metade da população brasileira é sedentária

O sedentarismo atinge mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O pior é que boa parte da população sedentária não tem consciência de que ele causa diversos problemas de saúde que podem até ser fatais (veja quadro ao lado). O Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 47% dos brasileiros são sedentários. E, pasmem, a maioria deles não é idosa: 84% são jovens.

Para Sérgio Rocha Piedade, médico do esporte, coordenador de medicina esportiva da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ausência de atividade física impacta diretamente os nossos músculos e ossos. “Eles precisam ser estimulados e, quando isso não ocorre de forma regular, eles se tornam progressivamente mais fracos. As pessoas sedentárias costumam apresentar ganho progressivo de peso e, consequentemente, se tornam obesas, o que sobrecarrega os sistemas cardiovascular, endocrinológico e musculoesquelético e também afeta negativamente o quadro psicológico”, explica.

Ele avalia que as facilidades do mundo moderno ajudam a agravar esse quadro: “a internet, o uso de aplicativos e jogos nos computadores e celulares, aliados a hábitos alimentares que privilegiam dietas ricas em gorduras, sal e açúcar, potencializam o crescimento exponencial do número de jovens sedentários. Contudo a atividade física é fundamental em qualquer faixa etária. Em idosos, ela contribui para minimizar os efeitos do envelhecimento natural, pois, a partir dos 50 anos, perdemos progressivamente massa muscular e óssea, o metabolismo muda e ganhamos peso”.

Segundo Piedade, quando fazemos exercícios físicos regulares, nos sentimos mais dispostos para trabalhar estudar e socializar: “a sensação de bem-estar impacta na nossa qualidade de vida. Outro ponto importante é manter uma alimentação saudável: saladas, legumes e frutas devem fazer parte do nosso cardápio diariamente. Devemos evitar alimentos muito gordurosos e altamente processados. Não se esqueça de se hidratar corretamente, pois ela é fundamental para que nosso corpo funcione bem.

Lembre-se que a cor da urina deve ser amarela-clara. Se estiver muito concentrada, pode ser falta de hidratação ou infecção”.

Templo de Deus
Não devemos esquecer também que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e devemos cuidar bem dele, sem abreviar a nossa vida na Terra, para que Deus possa sempre habitar em nós: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19). Cuidar da saúde também é uma responsabilidade espiritual de cada um.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Edi Edson