Quarentena: Traga seu amor para perto

Não permita que o estresse gerado neste período afete o relacionamento. Saiba como

Imagem de capa - Quarentena: Traga seu amor para perto

Apesar de em muitos lugares a quarentena estar sendo flexibilizada, ainda se vive o clima tenso gerado pela pandemia. Com preocupações como as incertezas quanto ao futuro financeiro e o medo de contágio. A convivência constante trouxe à tona problemas, até aqui, velados, dentro de muitos lares. E isso pode ser visto no aumento do número de divórcios e de violência doméstica.

Há quem, sob desculpa de toda a pressão vivida neste momento, alegue “não ter cabeça” para interagir com a família. E vive um distanciamento social dentro de sua própria casa.

Tudo o que nos acontece pode nos destruir ou fortalecer. E acredite: isso não é imposto pelas circunstâncias, mas, por nossas decisões. O casal pode ver esse período de tantas adversidades e contratempos como uma oportunidade de fortalecer ainda mais os vínculos afetivos.

Tire proveito

Os apresentadores do programa “The Love School – A Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso, ressaltam que antes da quarentena as pessoas tinham todas as desculpas para sair de casa, e os problemas ficavam “embaixo do tapete”. A casa era tipo um hotel – apenas para dormir – e se evitava discutir a relação a todo custo. Mas, agora, o tempo em família tem sido intenso e é preciso lidar com os problemas.

Contudo, Renato alerta que tentar resolver todos os problemas dos últimos anos em dias é uma forma de estressar a relação. Em vez disso, o melhor a fazer é pensar em como tornar o tempo juntos mais agradável e menos estressante.

E isso, segundo Cristiane, envolve ser mais compreensivo um com o outro. “É para isso que se tem família. Para momentos difíceis, onde não temos mais ninguém”. Ela reforça que este não é o momento de provar para todos em casa que você está certo, mas, de fazer a sua parte para diminuir o estresse. É assim que se mostra o amor.

“Você se preocupa em como pode fazer a pessoa feliz neste momento e não em como ela pode te fazer feliz”, destacou o apresentador. E quando um se preocupa em fazer o que o outro precisa, e o faz consistentemente, o outro também passa a querer agradar.

Os apresentadores dão três dicas de como é possível sair da quarentena melhor:

1. Adapte-se
Todo mundo modificou a rotina nesse período. A regra da sobrevivência determina que quem se adapta mais rápido é mais bem-sucedido e tem vantagens sobre aqueles que resistem às mudanças. E resistir não irá poupá-lo do que você não quer mudar. Pelo contrário, a sua resistência dá mais trabalho do que se adaptar.

2. Aproveite esta situação para resolver os problemas
A quarentena oferece esse tempo para resolver os problemas. Seja os que por causa da correria do dia a dia acabaram sendo protelados, ou aqueles que foram intencionalmente evitados. Para o casal, resolver questões pendentes significa, muitas vezes, ter a temida “DR” (discutir a relação). Procure abordar o cônjuge para estas conversas na hora e maneira corretas, sem ataques.

3. Aprecie
O sábio sabe apreciar o que tem e isso começa com o olhar. É difícil apreciar quando se está ocupado com outras coisas e pessoas. Olhe para o cônjuge de modo diferente. Aprecie as qualidades dele(a). Pois, a falta de apreciação gera insegurança.

Recentemente, foi exibido no programa, exemplos de casais que estão tirando proveito da maior proximidade gerada pela quarentena. Assista no vídeo abaixo:

Palestras da “Terapia do Amor”

E para aprender a cuidar do relacionamento, não só em tempos de quarentena, participe das palestras da Terapia do Amor”. Elas acontecem às quintas-feiras, no Templo de Salomão e também em outras localidades. Consulte aqui o endereço mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images