Qual tradição faz você se desviar?
Veja se você não está dando mais valor aos costumes do que aos mandamentos Divinos
Existem mulheres que estão mais preocupadas com seus costumes e tradições do que com a obediência à Palavra de Deus. Há uma passagem na Bíblia que ilustra essa atitude: “Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes:
Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” (Mateus 15.1-3).
Os fariseus repararam naquela atitude dos discípulos e a apontaram para Jesus e, ao fazerem isso, eles deixaram de olhar para si mesmos.
Esse comportamento mostrou o que de fato era mais importante para eles.
A colunista Viviane Freitas tratou desse assunto em seu blog: “Por isso que Jesus indagou aos fariseus: ‘Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?’ Ou seja, os fariseus deixavam de obedecer à Palavra de Deus para reparar na vida de outras pessoas, mas é possível querer reparar o erro dos outros sem olharmos antes para a nossa vida?”
Ela destacou que algumas mulheres podem ser comparadas a Marta que, no dia em que Jesus foi à sua casa, estava mais preocupada com a limpeza e a comida do que com Ele. Marta priorizou as tradições e os costumes de uma anfitriã e não os mandamentos que Jesus transmitiria ali.
É a mesma postura da mulher que vai a uma reunião na Igreja, coloca a melhor roupa e os melhores acessórios, passa a melhor maquiagem, mas repara na vestimenta de outras ao seu redor. Agindo assim, ela deixa de ouvir a Palavra de Deus e de se dedicar ao seu desenvolvimento interior para dar atenção ao exterior.
Com esse tipo de comportamento, ela também dá mais importância para um padrão de moda imposto pela sociedade do que aos aprendizados que pode adquirir com outras mulheres.
É preciso entender que ao reparar na vida dos outros você esquece dos mandamentos de Deus. “Quando você julga e aponta o erro de alguém, você está deixando de cumprir um dos principais mandamentos do Senhor que é: ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’.
Quando fazemos isso, estamos fazendo algo que não gostaríamos que fizessem conosco. Colocamos as tradições como algo importante, sendo que são fúteis e irrelevantes”, diz Viviane.
Então, é importante você se autoavaliar: “você, mulher, não pode achar que está certa o tempo todo, não pode colocar reparações e apontamentos em questão. Isso anula os mandamentos de Deus. Quando você serve a Deus, Ele é a prioridade”, afirma Viviane.
Se você nota que tem algum costume, jeito ou mania que invalida os mandamentos de Deus, mude. “Não leia isso e se exclua, tome cuidado com aquilo que lê na Palavra de Deus, pois é algo muito Santo. O que temos de mais importante na nossa vida é a Salvação de nossa alma. Cuide dela e de si mesma. Se você não cuidar, quem cuidará?”, finaliza Viviane.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo