Qual tem sido sua reação diante dos problemas?

A forma como você lida com as adversidades revela o que realmente está dentro de você

Imagem de capa - Qual tem sido sua reação diante dos problemas?

Ninguém está imune aos problemas. Seja uma despesa que não estava prevista no orçamento, uma enfermidade, um acidente que deixa sequelas, uma má notícia, um conflito familiar, uma situação desconfortável no trabalho ou uma pessoa que insiste em tirar a sua paz, a lista de situações que podem afetar negativamente a vida de uma pessoa é longa.

Nem sempre elas precisam ser encaradas como algo ruim, afinal, para quem conhece e vive a Fé, os problemas também servem para testar a qualidade dessa Fé e confirmar se confiamos em Deus. Esse foi um dos assuntos abordados por Cristiane Cardoso na Meditação da Palavra, realizada às segundas e sextas-feiras no Univer Vídeo.

Ela lembrou que os problemas ocorrem na vida de todas as pessoas e que “enquanto uns mencionam ‘eu tenho isso’ ou ‘vou fazer aquilo’, nós faremos menção do Nome do nosso Deus”, como descrito em Salmos 20.7-8: “uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do Nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé”.

A escolha é sua
Como citado pelo salmista, há quem prefira confiar em “carros e cavalos”, ou seja, espere que os problemas se resolvam com dinheiro, posição, beleza, carreira, conhecimento ou qualquer outra coisa que lhe dê confiança. No entanto também há quem escolha “encurvar-se”, sendo passivo, se sujeitando à situação e se colocando como vítima ao acreditar que precisa conviver com os problemas sem nunca ver o poder de Deus em sua vida.

Segundo Cristiane, “todos os problemas que vivemos aparentemente podem até parecer grandes, mas eles não são, pois Quem está em nós é maior. Não precisamos nos sujeitar e, sim, confiar em Deus. Quem tem o Espírito Santo não se encurva, reage, e pode até cair ou tropeçar, mas se levanta”.

Não importa qual seja o problema, os olhares ou os comentários das pessoas ao redor, tampouco a dimensão ou o impacto que uma situação difícil tenha sobre sua vida. É a maneira como você lida com tudo isso que realmente importa, pois a sua reação revela o tipo de fé que você tem. Na meditação, ela destacou que “usar a Fé é enfrentar a situação com a cabeça erguida, por Jesus”, provando a qualidade dessa Fé para si mesma, para Ele e para todos que tomarem conhecimento da situação por meio de seu testemunho, não só ao superar o problema, mas, principalmente, enquanto o enfrenta.

Não adianta tentar fugir
Para quem não quer enfrentar problemas, mesmo que isso signifique crescer e mostrar Deus em sua vida, Cristiane alertou: “a verdade é a pessoa que não quer ter problemas e, consequentemente, nunca terá testemunho. Essa pessoa não merece nada de Deus porque tem um coração mimado e não quer ser forte. Isso é uma atitude covarde e covardia é uma característica de quem não será salva”.

Aceite que os problemas virão e reaja, fazendo sua parte e revelando sua Fé e, então, Deus poderá fazer aquilo que não está a seu alcance e usar essa situação para que você testemunhe Seu poder e Sua grandeza.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: getty images