Qual o segredo do empreendedor de sucesso?

Veja como empreender pode ajudá-lo a alcançar este objetivo

Imagem de capa - Qual o segredo do empreendedor de sucesso?

É fato que o sonho de muitos é deixar de ser empregado e se tornar dono do seu negócio. Mas, para alcançar esse objetivo e se tornar um empreendedor, além de ter vontade e visão, é preciso preparar-se adequadamente para que o empreendimento, seja ele qual for, dê certo. E essa preparação passa pelo planejamento e pelas respostas a algumas questões.Por exemplo: o dinheiro que possuo é suficiente para abrir um negócio e me permitirá mantê-lo em funcionamento até que a empresa comece a dar resultados?

Como vou lidar com os obstáculos que aparecerem no caminho? Qual a minha capacidade, disponibilidade e dedicação à nova realidade? Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia, todos os dias da semana, se necessário? Sou suficientemente disciplinado? Possuo o perfil de um empreendedor?

Sem impedimentos

Para Daniela Manzini, de 39 anos, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo, algumas pessoas demonstram com mais clareza que nasceram com qualidades empreendedoras, mas não tê-las não representa impedimento para ser um empresário bem-sucedido. “Apenas 2% das pessoas que demonstram desde cedo que nasceram com essas habilidades podem ser consideradas empreendedoras natas. O restante aprende se quiser, mas você não consegue desenvolvê-las se não praticá-las”, orienta.

Necessidade e oportunidade

De acordo com a consultora, no Brasil, a maioria empreende quando enxerga alguma oportunidade no mercado, mas a ação também pode ser motivada pela necessidade. “Grande parte dos empreendedores de sucesso tem baixíssima escolaridade, embora o conhecimento sempre os ajude a ter tranquilidade na hora de tomar decisões. Seus negócios dão certo porque eles não têm medo”, afirma.

De empregada a dona de salão

A empresária paraense Ana Caroliny Lopes, (Foto acima) que durante longo tempo trabalhou em um salão de beleza, é um típico exemplo de quem aliou necessidade à oportunidade. Depois do fim de um relacionamento, ela estava de volta ao Pará, mas sem nenhuma perspectiva de trabalho. “Sempre tive o sonho de montar um salão de beleza, mas me faltava oportunidade para isso”, diz.

Ela conta que o amadurecimento da ideia do negócio só aconteceu depois que ela começou a participar das reuniões do Congresso para o Sucesso. “Por mais incrível que pareça, eu ainda tinha uma dívida de R$ 120 mil que ficou do meu relacionamento que terminou, durante o tempo em que morei no Recife. Eu nem sabia como pagá-la, pois estava sem trabalho”, recorda-se.

O segredo

Apesar de desejar ter um negócio próprio, ela ainda não sabia como viabilizá-lo, até que uma amiga que já conhecia o trabalho dela fez um convite inesperado. “Ela me chamou para sermos sócias e juntas abrirmos um salão de beleza. Ela sabia da minha capacidade e experiência com salão de beleza”, conta.

Para Ana Caroliny, esse convite foi resultado do elo que ela estabeleceu com Deus nas reuniões que acontecem na Universal. Mesmo sendo formada em marketing e sem ter formação para administração de um negócio, ela tinha o conhecimento adquirido na prática, pois já trabalhava há vários anos nessa atividade. “Meus cursos estão relacionados aos serviços de beleza. Mesmo assim, estabelecemos o nosso público-alvo e montamos um salão voltado para as classes A e B, aqui em Belém. Muitos clientes que atendo me conhecem do tempo em que eu era empregada”, diz.

Ana Caroliny conseguiu pagar sua dívida e hoje seu empreendimento já conta com 25 funcionárias. O faturamento superou suas expectativas e ela já faz planos para o ano que vem. “Mesmo tendo uma ótima amizade com minha sócia, vamos desfazer a sociedade e vou tocar o salão sozinha”, relata. A jovem empreendedora garante estar preparada para esse novo desafio, pois tem uma forte relação estabelecida com Deus para alcançar esse objetivo.

Na segunda-feira

Congresso para o sucesso

Uma reunião que inspira novas ideias e traz motivação para superar desafios financeiros.
Todas as segundas-feiras em uma Universal mais próxima de você.

Confira horários e endereços clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Foto: Cedidas