Qual o papel de um vereador?

Ele fiscaliza o prefeito para o povo e elabora as leis do município, entre outras funções

Imagem de capa - Qual o papel  de um vereador?

Como não há condições de todos os cidadãos de um município participarem diretamente da política, eles elegem pessoas que informarão seus interesses e necessidades à prefeitura. Depois disso, esses representantes do povo tentam assegurar que o que foi proposto seja realizado com honestidade e competência. Esse é um dos papéis dos vereadores, profissionais que trabalham no Poder Legislativo de uma cidade.

É a Constituição Federal e as leis orgânicas municipais que estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato.

Origem
Esse cargo político se originou na Europa, quando pessoas escolhidas pelo povo “vereavam” (andavam) pela comunidade para ver se tudo estava correndo bem com a população e se alguém precisava de alguma coisa ou que alguma providência fosse tomada. Ele foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. O verbo verear vem da palavra vereda (caminho).

Nas eleições deste ano, mais de 450 mil candidatos disputarão as 57 mil vagas de vereador nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Muitas vezes, esse é o primeiro passo de alguém em uma longa carreira política.

Você sabia?
Cada Câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.

Em cidades pequenas, de até 10 mil pessoas, os salários desses profissionais devem ser no máximo 20% do salário de um deputado estadual daquele Estado. O percentual aumenta de acordo com o número de habitantes, até chegar a 75%, no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes.

Justamente pelo fato de os vereadores representarem o povo de seu município, é indispensável que o eleitor saiba quais são as principais funções deles. Confira, na arte ao lado, quais são elas.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Arte: Édi Edson