Qual o estado da lâmpada do seu corpo?

Você sabia que, dependendo da escolha que você fizer, seu corpo pode trazer luz ou escuridão para a sua vida? Entenda por que é importante ter bons olhos

Imagem de capa - Qual o estado da lâmpada do seu corpo?

Por meio dos olhos você enxerga o mundo ao seu redor. Imagine, por exemplo, que duas pessoas passam pela mesma situação, mas cada uma a interpreta de uma maneira: uma enxerga o lado positivo e a outra o lado negativo. O Texto Sagrado mostra que o Senhor Jesus ensinou algo valioso a respeito dessa forma de olhar as coisas e as pessoas. “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.” (Mateus 6.22-23).

Ou seja, a forma como a pessoa enxerga tudo e todos refletirá em suas ações e reações e também afetará todas as áreas da sua vida, inclusive o modo como vê a si mesma. Se a pessoa só consegue enxergar seus próprios defeitos, consequentemente olhará para os outros com o mesmo olhar crítico. Os maus olhos se tornam uma espécie de ciclo e para esta pessoa tudo sempre tem defeito. Ela torna-se alguém difícil de conviver.

O Bispo Júlio Freitas explica que essas pessoas estão sempre atentas à vida alheia. “Ter maus olhos é estar sempre pronto para ver as falhas e os erros dos outros e nunca o que é bom. Pessoas assim vivem para criticar, pois só conseguem ver os defeitos. Elas estão constantemente preocupadas com o que os outros fazem ou deixam de fazer. Julgam, condenam e até vêm problemas onde eles não existem.”

No entanto, quando essa pessoa reconhece que tem maus olhos e escolhe ver o lado positivo, ela compreende o outro, perdoa e torna-se agradável. As pessoas sentem-se bem em sua companhia.

Olhando as situações ao redor
Há ainda pessoas que olham para as circunstâncias e para tudo que faz parte da vida sempre com maus olhos: o trabalho, o casamento, a faculdade, a Igreja, a Obra de Deus, etc. A forma como você olha é decisão sua. Por exemplo, se alguém na igreja
tratá-lo mal, você pode escolher virar as costas para ela – há até quem deixe de ir à igreja em situações desse tipo – ou você pode olhar com bons olhos e orar por essa pessoa, que possivelmente não está bem, e, quem sabe, até lhe oferecer ajuda. Os bons olhos impedem que situações ruins contaminem seu corpo (a sua mente e pensamentos) e deixem você em trevas.

Outro exemplo: você é casado e recebe um agrado inesperado de seu cônjuge. Você pode olhar com maus olhos e interpretar que ele quer algo em troca ou pode ver que seu parceiro está se esforçando para lhe agradar.

Ter bons olhos é uma decisão individual e também diária. Após tomá-la, você ficará diante de diversas situações-teste. Qual será a sua escolha? Ter bons olhos não significa ser bobo, mas focar no que é bom.

O exemplo do ladrão ao lado de Jesus
A Bíblia traz um exemplo claro de que não importa quem somos ou o que fizemos e que ter bons olhos pode mudar o rumo de nossas vidas. Quando o Senhor Jesus estava para ser crucificado, Ele foi colocado no meio de dois ladrões, ambos criminosos condenados pela justiça humana a pagar seus crimes com a vida. O passado de erros de ambos poderia influenciar a visão deles sobre Jesus, mas cada um viu de forma diferente a situação em que Cristo se encontrava.

“Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23.39-43).

Você percebeu a diferença no olhar daqueles homens? O que escolheu olhar com bons olhos naquele mesmo dia deixou a condição de ladrão condenado e foi com o Salvador para o paraíso, na certa em seus momentos angustiantes na cruz ele se arrependeu da vida que levara e creu que ao seu lado estava o Próprio Deus. Imagine o olhar de amor, compaixão e perdão de Jesus para com ele.

Falamos até aqui dos maus olhos com situações e pessoas, mas muitos têm maus olhos em relação a Deus, blasfemando e dizendo que Ele o abandonou ou mostrando isso quando não veem mais as coisas de Deus como santas.

Não importa a situação, Deus tem bons olhos a seu respeito. Ele acredita no seu potencial. Escolha hoje se arrepender e mudar seu olhar sobre Ele, coisas e pessoas. Sua vida será completamente diferente.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images