Qual é o seu perfil profissional?

A Bíblia mostra que quatro animais têm muito a ensinar para os que desejam sucesso na vida financeira

Imagem de capa - Qual é o seu perfil profissional?

Quem costuma ler a Bíblia já percebeu que nela é possível encontrar direção para todas as áreas da vida. A Palavra de Deus é a fonte de inspiração e reflexão para tudo o que se deseja fazer.

Exemplo disso são os quatro versículos do capítulo 30, do livro de Provérbios, que fazem analogia com alguns animais, aparentemente, sem importância, mas que nos direcionam em como agir para ter sucesso na vida profissional. Veja abaixo quais são:

Formiga

“As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida”

Provérbios 30:25

É tão fácil vencer uma formiga, não é mesmo? Apesar de ela não parecer grande coisa, tem um hábito que o ser humano precisa imitar: o planejamento. Ela trabalha no presente, para colher no futuro.

Da mesma forma, você precisa aprender a administrar seus negócios, planejar seu futuro, gastos, investimentos. Há quem já teve muito dinheiro, mas gastou com bobagens. Em vez de trabalhar com a razão, usou a emoção, pensando que os rendimentos nunca acabariam.

José é um exemplo de quem planejou e conquistou o sucesso. Na época das vacas gordas, ele foi sábio para guardar uma parte das colheitas e, quando o tempo das vacas magras chegou, toda a terra do Egito não passou necessidade (leia Gênesis 41).

Coelho

“Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha”
Provérbios 30:26

Ter a casa na rocha é ter onde se esconder quando aparecem os predadores. A rocha é Jesus, assim é possível entender que os que se esforçam para construir sua casa nEle, conseguem estabelecer suas conquistas. Não adianta trabalhar para ter muito dinheiro e não ter a vida na Palavra de Deus. Quem age assim, até ganha, mas perde muito. Vai ao topo, mas logo está embaixo.

Quem decide estar seguro no Abrigo de Deus precisa dispensar dinheiro sujo, desonestidades e se esforçar para obedecer e agradar ao Altíssimo.

Gafanhoto

“Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem”
Provérbios 30:27

Já percebeu que, em nossa sociedade, se não houver um líder, tudo vira uma bagunça e nada vai para frente? A Palavra de Deus usa o exemplo dos gafanhotos que, mesmo sem uma liderança, andam em bando e organizados, pois sabem trabalhar em equipe.

Além disso, ele não precisa de ninguém no pé para que tome uma atitude. Há pessoas que só fazem algo quando há alguém para mandar, ela não tem iniciativa, é amarrada, e, por isso, não desenvolve seu trabalho.

Aranha

“A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis”
Provérbios 30:28

A aranha tem três características importantes: ela é útil, pois come outros insetos, consegue alimento para si e no alto nenhum predador pode pegá-la.

A casa do rei é a igreja. Lá você encontra alimento (a Palavra de Deus) e proteção para todos os males, já que a Palavra pregada em uma reunião tem poder para proteger, guiar, fortalecer e mudar toda sua história.

Quer mais ensinamentos para sua vida financeira e profissional? Participe das palestras do Congresso para o Sucesso, que acontecem às segundas-feiras na Universal. Encontre aqui o endereço do templo mais próximo de sua residência.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock