Qual é a sua história?
No Godllywood Autoajuda aprendemos que cada pessoa conta uma história diferente, mas que se assemelha com dezenas de histórias da Bíblia
Relembrar nossa história é recordar de momentos que formaram quem somos hoje. São acontecimentos, escolhas e consequências que moldam nosso caráter, nossos ideais e, até mesmo, nossa fé. E, claro, definem também o destino de nossa alma. No entanto, mais do que recordar o passado, é essencial também ter a destreza de reconhecer o momento da história que estamos vivendo no agora e a Palavra de Deus nos ajuda nessa tarefa. Afinal, a história se repete.
Esse foi o tema do encontro do Godllywood Autoajuda, realizado no dia 31 de maio, sábado, e conduzido pela autora e colunista Cristiane Cardoso, no Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão ao vivo para os principais templos da Universal e pelo Univer Vídeo. Na ocasião, ela explicou sobre diferentes momentos da história narrada na Bíblia e que, inevitavelmente, se repetem nos dias atuais, como você poderá conferir na linha do tempo abaixo.
Spoiler: o roteiro se repete
“As histórias que estão aqui [na Bíblia] se repetem hoje. A maioria comete os erros de muitas dessas histórias aqui e a minoria acerta com os acertos das histórias que estão aqui”, alertou Cristiane. Essas narrativas servem também para identificarmos onde realmente estamos nessa linha do tempo e qual história estamos contando em nossa vida.
Tanto os bons quanto os maus exemplos relatados no Texto Sagrado apontam para qual história já foi contada e quais podem estar se repetindo. E qual é a sua história? Como a de Eva, fazendo suas próprias vontades? Como a do povo no deserto, reclamando de tudo e se achando merecedor de mais? Cobiçando a vida alheia, como o povo que queria um rei que o governasse? Esquecendo-se de Deus por estar aproveitando as bênçãos que Ele lhe deu? Ou vivendo uma vida de aparência, como os religiosos na época de Jesus?
A vantagem de estar ciente disso é que, ao reconhecer as histórias semelhantes à nossa, nós podemos não apenas identificar as possíveis consequências delas, como, também, o passo a passo para mudarmos o roteiro. Por isso Apocalipse 2:5 traz o lembrete: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e
arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”, porque é necessário reconhecer os erros cometidos no presente para que o castiçal, ou seja, a Salvação, não seja tirada de nós.
É sua decisão!
Não importa qual tenha sido a sua história até aqui. “Que história você quer contar a partir de hoje? Porque na Palavra de Deus você tem outras histórias e histórias lindas e maravilhosas de pessoas que foram fiéis até o fim e nessas mesmas épocas. (…) Qual história você quer que seja contada de você? A história que se repete, dos erros do passado, ou as histórias que glorificam a Deus?”, indagou Cristiane.
Se a história que você tem contado é semelhante à dos erros e suas consequências, basta uma decisão para mudar o roteiro. Porque não importa quantos capítulos você já tenha vivido ou quão longe de Deus tenha estado espiritualmente: Deus quer saber do seu agora.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!