Qual é a relação entre disciplina e Deus?

Veja como desenvolver a virtude que pode levar você ao sucesso

Imagem de capa - Qual é a relação entre disciplina e Deus?

Muita gente se pergunta como alcançar o sucesso na vida. Além de fazer planos, é preciso combinar diversos fatores para chegar lá e, mesmo assim, nem tudo sai como se espera. O sucesso exige ter foco e coragem para enfrentar os problemas e manter uma atitude positiva são características comuns entre aqueles que conquistam seus objetivos, além de postura, preparo e, principalmente, disciplina.

Essencial para vencer

E, de alguma forma, a vida nos obriga a desenvolver a disciplina, mesmo quando não temos vontade. Ou é isso ou ficamos estagnados. Esta qualidade, seja natural, seja construída, nos torna persistentes e resilientes diante das dificuldades que, inevitavelmente, surgem em nossa jornada. É a disciplina que nos mantém em movimento quando tudo parece desmoronar. Ela nos capacita a seguir em frente, mesmo sem garantias, e é essencial para quem deseja vencer.

Destino dos disciplinados

O Bispo Renato Cardoso já afirmou em suas palestras que o sucesso é o destino dos disciplinados: “Quando falamos de disciplina, basicamente estamos falando daquilo que temos de fazer – que é benéfico para nós e que traz resultados positivos repetidamente –, independentemente de sentirmos vontade ou não”. Por isso, é fundamental que cada pessoa identifique o que lhe faz bem e transforme isso em hábito, seja diário, seja semanal ou mensal.

Primeiro passo

A disciplina tem o poder de mudar vidas, mas exige esforço, consciência e prática. Incorporar bons hábitos é o primeiro passo para uma transformação verdadeira. Entretanto muitos não percebem que Deus nos capacita a desenvolver a disciplina, especialmente quando enfrentamos dificuldades como doenças, perdas ou crises. Com fé e obediência à Palavra de Deus, essa virtude pode ser construída mesmo em meio ao sofrimento.

Base sólida

Em Hebreus 12:6 lemos que “o Senhor corrige a quem ama”, o que mostra que a disciplina divina é uma expressão de cuidado e não de rejeição. Assim como um pai corrige seu filho para guiá-lo, Deus nos orienta para que cresçamos e nos tornemos melhores. Seu propósito é nos transformar, mesmo que isso envolva desafios. Esse é o caminho para construir a base sólida para que essa virtude traga bons frutos, como o autodomínio, o foco e a constância para seguirmos salvos rumo à eternidade no Reino dos Céus.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: andreswd / getty images