Qual é a necessidade que move você?

Sua lista de desejos pode estar recheada de objetivos pessoais considerados indispensáveis, mas que podem se tornar cansativos e inúteis

Imagem de capa - Qual é a necessidade que move você?

Dizem por aí que uma vida sem planos é sem graça, logo, traçar rotas e projetos que nos levem a “chegar lá” são pensados à exaustão. Mas o que “chegar lá” significa exatamente? Para algumas mulheres, é encontrar o amor perfeito, para outras é ver seu plano de carreira evoluir e há ainda aquelas que desejam independência financeira e conforto material. O que a maioria das mulheres não percebe, no entanto, é que tudo isso que parece indispensável tem um custo alto e envolve cansaço e frustração. Assim, elas focam, por vezes, em um objetivo errado e buscam atender necessidades passageiras que não lhes darão nada além de muita dor de cabeça.

COMO EU E VOCÊ
Existiu na história uma mulher, como eu e você, que tinha conflitos e questões a serem resolvidas. Além disso, ela tinha também suas próprias convicções, como observamos em João 4.6-9: “Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. (…) Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (…) Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?”

Contudo ela foi surpreendida, como descrito em João 4.10-18: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: (…) És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água (…). Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade”.

O QUE VOCÊ QUER?
Quantas mulheres tiveram dois, três e tantos sonhos frustrados e acreditaram que, para serem completas, precisavam perseguir mais um? Essa sede descabida, no entanto, faz com que muitas não enxerguem o óbvio: sem um alvo espiritual, nada disso tem sentido.

Esse, aliás, foi assunto para um podcast de Viviane Freitas. “O que acontece quando Deus vê você vivendo atribulada, triste, angustiada, dependendo de familiares, de pessoas, de circunstâncias, se Ele tem a vida para lhe oferecer? O que você procura? Essas coisas passageiras que voltarão a lhe dar sede novamente? Ou você quer ter Deus na sua vida, que vai lhe sustentar em todos os momentos?”, indagou.

Viviane observou que “a vida que Jesus quer lhe oferecer é algo que ficará com você e que as suas escolhas serão para que você tenha vida, independentemente das circunstâncias. Ele quer mais para você e até mais do que você possa imaginar”. No entanto nada se concretizará “enquanto você estiver pensando na sua vida miserável. Não digo isso no sentido econômico, mas no sentido de estar refém de tudo que a vida aqui na Terra pode lhe proporcionar”, afirmou.

O Senhor Jesus pediu água a uma mulher que não fazia parte do Seu povo, pois sabia que ela estava à procura da felicidade, mas à sua maneira.

“A nossa alma é que tem sede de ser amada, de ser reconhecida, de ser cuidada e, com a água que Deus lhe dá, você não vai mais ter essa sede.” Em vez disso, você será uma fonte que dará vida a outras pessoas, pois a água que vem dEle “sacia, sustenta, e lhe faz feliz, completa e realizada”, concluiu Viviane.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: swissmediavision\gettymages