Qual é a comparação da vez?

Ao se comparar com outras pessoas, a mulher fica insatisfeita com a própria vida e desperdiça a chance de se tornar uma versão muito melhor de si mesma

Imagem de capa - Qual é a comparação da vez?

A cartilha da comparação é seguida por muitas mulheres como um hábito tão natural quanto acordar e escovar os dentes. Há quem se compare a outras em relação à idade. Nesse caso, é comum pensamentos como “fulana se casou com tantos anos e eu ainda não me casei”. Outros tipos de comparação envolvem conquistas profissionais e materiais.

Muitas mulheres não entendem que, depois de uma comparação aparentemente simples e inofensiva, sempre haverá a próxima e a próxima, até que o descontentamento apareça. Essa insatisfação mostra muito o que há no interior de cada uma, mas só quem se conhece bem é capaz de enxergar.

O fato de se comparar faz com que a mulher não esteja satisfeita consigo mesma. Ao remoer como seria sua vida se não estivesse na própria realidade, a mulher desperdiça a chance de ser uma versão muito melhor de si mesma.

Além disso, a mulher que se compara com outra pessoa nunca tem paz, já que desperdiça suas forças em uma espécie de competição interminável que só existe na cabeça dela. Inclusive, a Palavra de Deus acentua inúmeras vezes o cuidado com aquilo que olhamos: se nossos olhos forem bons, o corpo, a alma e a mente serão sadios (Mateus 6.22-23).

Ao meditarmos em Provérbios 4.25, somos encorajadas a olhar sempre para o que está diante de nós e não para a vida alheia nas redes sociais. Também encontramos nas Sagradas Escrituras um alerta quanto à cobiça e aos desejos dos olhos, que seduzem e distraem (1 João 2.16). A Bíblia ainda chama a atenção para que não desviemos nossa atenção para coisas inúteis (Salmos 119.37).

NEM PARA a DIREITA NEM PARA a ESQUERDA
Durante um programa na Rede Aleluia, a apresentadora Viviane Freitas destacou as lições contidas em Deuteronômio 5.32-33: “Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”.

A apresentadora ponderou que, se a comparação “é justamente você olhar ao seu redor”, o mesmo versículo revelaria o segredo para se vigiar e não ceder: “ele fala, explicitamente, para onde nós devemos olhar: para o Senhor. E como que se olha para Deus, se Ele é invisível? Você olha para Deus quando olha para o que Ele falou, para aquilo que Ele ensinou, para a Palavra dEle. A Palavra dEle é Ele. É o Espírito dEle”, explicou Viviane. “Quantas vezes você olhou para o lado, e, por causa disso, ficou intimidada, se inferiorizou e acabou ficando retida em sua Fé?”

OLHAR PARA DEUS E PARA SI MESMA
Viviane observou que, toda vez que nossa atenção está voltada para algo, a probabilidade de colocar aquilo acima de Deus é enorme. Por causa disso, corremos o risco de menosprezar nossa potência e nossa força.

A Palavra de Deus é a única capaz de verdadeiramente fortificar uma pessoa a ponto de ela não se deixar vencer por sentimentos. “Aqui está a resposta para todas nós sobre a comparação. Se tem algo que você e eu temos que olhar para nos compararmos é justamente a Palavra de Deus e o nosso comportamento. Como você está agindo e o que Deus diz? É a partir disso que você tem que se comparar. E não se comparar com pessoas nem se preocupar se elas têm ou não têm mais ou menos do que você”, encerrou.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: getty images