Qual distância Abrão percorreu?

Viagem entre Ur e Canaã foi longa e difícil. Saiba mais sobre ela

Imagem de capa - Qual distância Abrão percorreu?

Nos episódios mais recentes, a novela “Gênesis” apresentou duas importantes viagens que se tornaram históricas para todas as principais religiões do mundo. Cristianismo, Islamismo e Judaísmo são algumas das religiões nascidas de Abraão, que têm na peregrinação do patriarca momento fundamental de suas crenças.

Abrão, nascido em Ur, acompanhou seu pai, Terá, de sua terra natal até a cidade batizada de como Harã, em homenagem ao irmão do próprio Abrão. Essa viagem de cerca de 950 km (o equivalente à distância entre São Paulo-SP e Goiânia-GO).

Essa grande distância foi percorrida com inúmeras famílias, incluindo idosos e crianças, além de animais e algumas posses que eram possíveis carregar, como roupas e tendas.

Ur estava localizada em território onde hoje é o Iraque. Já Harã situava-se onde hoje é a fronteira da Síria com a Turquia.

Saída de Harã

Originalmente, Terá queria voltar a Canaã, sua terra natal. Entretanto, ele parou em terras férteis encontradas na metade do caminho. Isso é o que acontecia com muitas das famílias que tentavam viajar a Canaã ou ao Egito. A distância muito grande, que deveria ser percorrida a pé, era demasiada difícil para ser completada por todos, especialmente os idosos.

A Bíblia conta que Terá tinha quase 145 anos de idade quando se estabeleceu em Harã.

Após essa primeira viagem, Abrão recebeu um chamado de Deus para seguir adiante:

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12.1:3

Abrão estava com 70 anos de idade quando iniciou a segunda parte de sua viagem. Deus não lhe mostrou o destino final, mas hoje sabemos que o patriarca chegou a Canaã por Siquém. As ruínas de Siquém hoje estão localizadas entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.

abraão

A viagem entre Harã e Siquém é de 859 km (o equivalente à distância entre Rio de Janeiro-RJ e Curitiba-Pr).

No total, a distância percorrida por Abrão entre Ur e Canaã foi de 1850 km. Seria o mesmo que viajar, a pé, da capital fluminense até Aracaju, em Sergipe.

Obedecer a esse chamado divino possibilitou a Abrão se tornar o pai das principais religiões monoteístas da História. De fato, ele teve seu nome engrandecido e sua descendência grandiosa.

A tradição judaica aponta que Abrão saiu de Harã no ano 1.737 a.C. Ou seja: 3.758 anos atrás. Ainda hoje, ele é lembrado como uma das pessoas mais importantes da História.

Acompanhe sua história na novela Gênesis, que vai ao ar de segunda à sexta, às 21h. Aos sábados, no mesmo horário, é apresentado um resumo da semana. Sempre na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images