Qual a diferença entre o chefe e o líder?

Entenda a importância de saber liderar para unir a equipe e alcançar bons resultados no ambiente de trabalho

Imagem de capa - Qual a diferença  entre o chefe  e o líder?

Você sabia que o comportamento da equipe de trabalho também é resultante da postura dos gestores? Especialistas ouvidos pela Folha Universal afirmam que se um gestor age apenas como chefe, dando ordens e se mostrando hierarquicamente superior, obterá resultados ruins. Mas quando ele age como líder, trata todos igualmente e é humano, além de conquistar a admiração do time, unirá a equipe e colherá ótimos frutos.

O empresário e mentor de negócios Paulo Henrique Batista de Oliveira destaca as diferenças entre as duas posturas: “o chefe é aquele que dá uma ordem aos seus subordinados para que realizem uma atividade. Ele não os incentiva nem os motiva, apenas dá a ordem. Então, quando existe uma dúvida, a equipe não se sente à vontade para perguntar. Já o bom líder não manda, ele lidera. Liderar é ter consciência de que é responsável pela equipe e, por isso, ele busca valorizar a habilidade de cada membro dela. Ele comemora e divide os resultados com todos, os incentiva e os motiva” .

A gestora e analista comportamental Mariza Baumbach explica que quem é apenas chefe pode ser comparado a um órgão do corpo que não cumpre sua função adequadamente e prejudica as atividades do todo. “A equipe é um organismo vivo. Se quem ocupa a liderança não a exerce de forma correta, todos vão sentir os reflexos. Se quem ocupa esse cargo age como chefe é provável que o grupo até consiga realizar os objetivos, mas estará muito insatisfeito.”

Mudar exige sacrifício
Como ser um bom líder? À Folha Universal, o Bispo Allan Sena, (foto abaixo)  palestrante da Nação dos 318 no Templo de Salomão, em São Paulo, responde que é preciso ser um excelente influenciador. “Algumas pessoas já o são naturalmente, outras precisam desenvolver algumas características. Um bom líder também precisa saber ouvir seus colaboradores, inclusive o que não é dito por eles”.

líder, sacrifício, esforço, dedicação

Ele ressalta que é preciso renúncia e esforço. “Não existe liderança prática sem sacrifício. Diferentemente do chefe, que exige e cobra que todos sacrifiquem por ele, o líder é o que mais sacrifica por todos. Se ele for o mais esforçado e dedicado, toda a equipe seguirá o mesmo ritmo”, afirma.

O Bispo Allan Sena declara que nas palestras da Nação dos 318 a pessoa aprende, por meio da fé inteligente, como conquistar o sucesso profissional e como ser um bom líder. “Boa parte do trabalho de um líder é depositar fé em seus companheiros, porque é impossível ser um bom líder sem fé. Mas como ter fé em alguém se não tenho fé em mim mesmo? Como dar algo que não tenho? Em Romanos 10.17 está escrito que a fé vem de ouvir a Palavra de Deus e é essa Palavra que é ensinada e praticada na Nação. Em meio ao barulho de tantas vozes, palavras e teorias vazias, a Nação dá uma direção para alcançar a fé que forma verdadeiros líderes”, afirma.

Exemplo de liderança
A liderança é conquistada muito mais pelo respeito e pela admiração do que pelo cargo. Ao contrário do chefe, o líder é humilde e generoso. Ele sabe a hora adequada para repreender e também para reconhecer. Então, qual é o maior exemplo de liderança senão o que o Senhor Jesus deixou? Ele viveu o que ensinava e sua vida era exemplo do que seus seguidores deveriam fazer. Basta ler o que está escrito em João 13.14-15: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo para que vocês façam como lhes fiz.”

Ou seja, a Palavra de Deus ensina que a boa liderança serve e não é apenas servida. Por isso, se você buscar ser e fazer como o Senhor Jesus seria ou faria, o sucesso será garantido.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Fotos: Demetrio Koch e Getty Images