Quais sonhos você quer sonhar?

No início da última fase do estudo sobre os casais de Gênesis na Terapia do Amor, os participantes descobriram o sonho que traz a verdadeira realização

Imagem de capa - Quais sonhos você quer sonhar?

Em janeiro deste ano teve início, na Terapia do Amor, a série de estudos sobre os seis principais casais do livro de Gênesis. Ao longo dos últimos cinco meses, lições preciosas foram extraídas da vida dos casais Adão e Eva, Noé e a esposa, Abrãao e Sara, Isaque e Rebeca e Jacó e Lia.

Na primeira quinta-feira do mês de julho, dia 1º, começou o estudo sobre o último casal: José e Azenate. Quando se fala em José é impossível não falar em sonhos. Filho favorito de Jacó por ser o primogênito dele com Raquel, José foi escolhido por Deus para cumprir o Seu Sonho. “Entenda que o sonho não era de José, o sonho era de Deus, o que Deus iria fazer na vida do povo de Israel”, explicou o Bispo Renato Cardoso, ao lado de sua esposa, Cristiane, durante a palestra no Templo de Salomão, em São Paulo.

O Bispo esclareceu que Deus escolhe pessoas para realizar os sonhos dEle por meio delas. Foi o que ocorreu com José e também com Abraão, Isaque, Jacó e tantos outros. Ele destacou que há uma grande diferença entre perseguir os sonhos pessoais e perseguir os sonhos de Deus. Esta é a razão pela qual muitas pessoas se frustram, pois ficam atrás de seus próprios sonhos e desejam que as coisas aconteçam do seu jeito. Porém, ainda que não haja nada de errado em ter sonhos pessoais, eles jamais trarão realização plena se não estiverem de acordo com os planos de Deus.

O Bispo disse que é uma questão de avaliar quais sonhos são maiores e melhores: os seus ou os de Deus. “Troque os seus sonhos pelos sonhos de Deus e creia. Por mais que eu possa sonhar, por mais visão, ambição e fé que eu tenha, eu nunca vou chegar à visão e ao poder de Deus para cumprir a Sua Vontade e os Seus Sonhos em minha vida”, avaliou.

Cristiane enfatizou isso ao recordar que seus antigos sonhos eram pequenos, se comparados aos do Altíssimo. Ela contou que, ao se casar com Renato, seus sonhos eram ser uma boa esposa e ter um bom marido, como no relacionamento de seus pais, mas não fazia ideia de quanto o sonho que Deus tinha para ela era maior. “Nunca imaginei que o Sonho de Deus tinha a ver com a minha mudança. No meu pequeno sonho, eu queria mudar o Renato porque, quando nos casamos, ele não me dava tanta atenção e eu queria que ele fosse romântico. Mas eu não estava bem, era muito tímida, muito insegura e deduzia tudo errado. Enquanto ficamos atrás do nosso sonho, não nos enxergamos. Quando eu me enxerguei, aí Deus começou a trabalhar em mim e eu me tornei uma pessoa bem melhor”, contou.

Ela reforçou que falar em sonhos de Deus é o mesmo que falar em Vontade de Deus e que a Bíblia diz que a Vontade dEle é perfeita. “Ele não quer só dar um casamento para você, mas fazer de você uma referência de mulher e de esposa. Ele quer que você tenha um casamento de referência, mas, para que Ele faça isso, você tem que aceitar que Ele faça isso em você”, disse. No entanto as pessoas não querem fazer o que é preciso para que os Sonhos dEle, descritos em Sua Palavra, se realizem.

O segredo de José
O casal salientou que quando alguém está em busca da realização de um sonho sempre existirão pessoas torcendo contra. José sentiu isso na pele e a perseguição foi da parte dos próprios irmãos, que tentaram matá-lo para não ver o sonho que ele havia relatado acontecer. José tinha sonhado que seria maior do que seus irmãos.

Mesmo depois de ser vendido como escravo pelos irmãos e ter de esperar 13 anos para que seu sonho se cumprisse, José sempre contou com Deus e era vísivel a diferença que ele fazia por onde passava. “Este é o segredo que você tem que aprender para realizar os Sonhos de Deus em sua vida: se agarrar a Deus”, destacou o Bispo.

Perseverança
O casal Marcos Alberto e Angela Cristina Pereira da Silva, de 53 e 49 anos, respectivamente, participam da Terapia do Amor há cerca de dez anos. Ele chegou depois do divórcio, enquanto ela buscou as reuniões por causa de frustrações na vida amorosa.

Angela detalhou algumas dificuldades que enfrentou: “meu sonho era me casar e ser feliz e isso nunca se realizava. Eu estava sempre frustrada, tinha muitas desilusões, era muito ciumenta e possessiva”, contou.

Durante as palestras da Terapia do Amor, eles descobriram que Deus não queria apenas resolver os problemas deles, mas realizar o Seu Sonho de que eles tivessem uma vida amorosa completa e feliz. Foi quando, depois de terem alcançado a cura interior,
eles se conheceram.

O casal está completando seis anos de união. “Participamos das palestras até hoje. É uma faculdade para nós. É um aprendizado”, destacaram.

Eles estão participando do estudo sobre os casais de Gênesis. Angela revelou o quanto tem aprendido a ser uma esposa cada vez melhor e se identificou com o casal Abraão e Sara, que alcançou a Promessa dada por Deus, apesar do tempo. “Me identifiquei com eles pela perseverança. Eu era assim, perseverei, cri que eu ia encontrar a pessoa amada e com 43 anos eu a encontrei e somos muito felizes”, finalizou.

Participe também das palestras que ocorrem todas as quintas-feiras na Igreja Universal. Veja o endereço mais próximo de você no site www.universal.org/terapiadoamor/enderecos/.

imagem do author
Colaborador

Fotos: Demetrio Koch