Quais são os seus medos?

Imagem de capa - Quais são os seus medos?

Todo ser humano tem medo. Há pessoas com medo de altura e, por isso, ficam longe de sacadas e bordas de prédios, por exemplo. Há também outros medos, como o de alta velocidade, que faz com que dirijamos um veículo em velocidade reduzida. Dessa forma, o medo tem seu lado bom e nos ajuda a evitar os perigos.

Mas o medo pode nos levar a acertar e também a errar. Muitas pessoas quando ouvem falar que na empresa em que trabalham há funcionários sendo demitidos ficam com medo de serem o próximo. Por causa desse medo, começam a ter comportamentos diferentes e, assim, aceleram seu processo de demissão – se é que realmente seriam desligados da empresa.

Há pessoas que se sabotam por conta do medo. Existem aquelas que têm medo de ficar sozinhas e se envolvem com pessoas sem nenhum critério.

O medo vem da dúvida. Quando estamos inseguros, ele toma conta de nós e aí começam os erros. Contudo a Palavra de Deus diz para não temermos: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. (Mateus 10.28). E quem não tem medo de sofrer uma situação que possa causar a morte do corpo? No entanto é preciso entender que a alma vive depois que o corpo morre.

Portanto você precisa cuidar mais da sua alma do que do seu corpo, pois ele tem data de validade e a alma não. Nesse versículo o Próprio Deus é quem dá o juízo para a alma de uma pessoa, por isso relacionam o temor a Ele.

Da mesma forma que você tem temor e fica longe das bordas dos prédios, assim também tem que ser com Deus. Você tem temor de chatear sua esposa, por exemplo, porque você a ama e não quer estragar esse relacionamento, e assim também deve ser com Deus.

O temor sadio, espiritualmente falando, nos leva a viver uma vida que agrada a Deus. Se você teme a Ele, também vai temer trair, mentir e pecar. Você sabe quais são as coisas que desagradam a Deus, então se mantenha longe delas. Assim, você não temerá a morte, pois saberá qual será o destino da sua alma.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images