Quais são as consequências de uma traição?

Imagem de capa - Quais são as consequências de uma traição?

No programa Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso analisaram o caso da aluna Franciele, de 21 anos, que mora com um companheiro mais velho, de 38 anos. Quando eles se conheceram, os dois ainda eram casados. Na época, ele era professor dela. Franciele tinha o hábito de trair o antigo marido e o largou para se aventurar com o atual. O companheiro quer que os filhos dele morem com o casal, mas eles não aceitam o novo relacionamento do pai, o que o deixa triste. Agora, Franciele está se sentindo mal, pois percebeu que não é prioridade na vida do marido.

CRISTIANE – Franciele, você escreveu no seu e-mail que era casada e tinha o comportamento de trair seu ex-marido. Aí ficou com seu professor e deixou seu marido. Depois de três meses, a esposa dele descobriu tudo. Então, você e o professor foram morar juntos. Você afirmou que seu “namorido” teve dois casamentos e, com você, é o terceiro. Ele tem filhos de outros relacionamentos que não querem morar com ele, pois não aceitam a forma como ele vive. Vocês ficam chateados. Ele quer que os filhos morem com ele. Em um dos trechos, você afirmou: “me sinto como se ele não estivesse feliz e me sinto como terceira opção e deixada de lado. Me ajudem a salvar meu casamento. Ele é um ótimo marido”. Eu fiquei muito revoltada ao ler seu e-mail, Franciele, porque você é uma pessoa que fez tudo errado e quer justiça, quer que seu marido coloque as coisas no lugar, quer ser a primeira na vida dele e quer que os filhos dele estejam em segundo plano. Para mim, você está na injustiça e quer justiça. Não há justiça para quem tira o marido de outra nem para quem larga o marido para ficar com outro. E você ainda quer que ele a coloque em primeiro lugar. Está tudo errado. Há muitas mulheres e homens que fazem tudo errado e querem o certo. Você está colhendo os frutos da traição, ou seja, está pagando o preço. Toda ação tem uma consequência e a sua está sendo a infelicidade.

Renato – Você está tentando construir uma casa com materiais ruins: é como se você usasse colunas de areia, vigas de borracha e madeira podre. Você está tentando construir uma casa sobre a areia. Você idealiza uma casa, um plano, um projeto, uma família e filhos, mas você fez uma escolha infeliz quando começou tudo isso. Você usou ferramentas erradas – a traição e a injustiça – e agora quer consertar algo que começou da pior maneira possível.

CRISTIANE – Você está errada e sua situação não está se ajeitando. Ele largou a esposa porque ela descobriu a traição. Se ela não tivesse descoberto, ele ainda estaria com ela.

Renato – Isso não é um casamento. Você tem que desfazer essa injustiça e deixar que ele se resolva com a esposa. Se você já se separou do seu
ex-marido, você tem que procurar se consertar. Você diz que não era feliz com seu ex, mas isso acontecia porque você estava fazendo coisas erradas. Você não será feliz enquanto continuar vivendo dessa maneira. Isso é fato. As pessoas querem fazer as coisas do jeito delas e alcançar a felicidade, mas não dá para construir uma casa com material podre. Você tem que começar direito. Tudo o que você fez até aqui foi porque seguiu seu coração. Sei que não estamos na sua pele, mas, no seu caso, está tudo errado. Você quer pegar um tijolo quadrado e enfiar em um triângulo.Não vai dar certo.

CRISTIANE – Você diz que está lendo o livro Casamento Blindado, mas ele apresenta ensinamentos para casais. Não é possível pegar essas lições e aplicá-las no que é errado. Nós não somos a favor de traições nem das coisas que você fez.

Renato – Você só colherá injustiças enquanto agir dessa maneira. Esperamos que você pense nessas palavras e consiga ajeitar sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images