Quais os sinais de que você não tem um voto com Deus?

Não bastam palavras sem ações, pois são as atitudes que comprovam essa confiança

Imagem de capa - Quais os sinais de que você não tem um voto com Deus?

O fato de ir à Igreja não significa que uma pessoa tem um voto com Deus. Ele é expressado pela palavra que ela empenhou ao Senhor. O voto com o Criador traz à vida de uma pessoa aquilo que, por suas próprias condições, não seria possível.

Um exemplo claro disso é visto na história de Jacó. Nela é possível entender o poder que há em um voto entre uma pessoa e o Deus Vivo.

Quando ele se viu sozinho no deserto fazendo de uma pedra o seu travesseiro, entendeu que precisava depender de Deus e que a única porta capaz de reverter aquela situação era a porta dos céus aberta sobre a sua vida.

E ali, em Betel, ele fez um voto com Deus que mudou a sua vida: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28.20-22).

Palavra empenhada
Observe como um voto é condicional. Há uma troca daquilo que eu não posso fazer por aquilo que eu posso fazer. A minha condição pela condição de Deus. Em troca de suprimento e paz, Jacó faria de Deus o seu Deus e a devolução das primícias de tudo quanto Deus lhe desse seria o sinal de que o Altíssimo era o primeiro em sua vida. Ou seja, ele reconhecia que não havia nele condições de mudar sua situação, mas ele estava disposto a servir a este Deus que daria todas as condições de que ele precisava.

Logo, ao fazer um voto, a pessoa empenha a sua palavra e se compromete a cumpri-la. Sabendo que Deus é zeloso em cumprir a Sua Palavra (Jeremias 1.12) e fazendo a parte que Lhe cabe, revela algo indispensável nesta aliança: confiança.

No entanto é mais comum do que se imagina falar da boca para fora que tem um voto com Deus, mas com atitudes revelar que este voto nunca existiu ou foi quebrado.

O Bispo Júlio Freitas listou em seu blog 13 comportamentos que são um claro indício de que uma pessoa não tem um voto com Deus (confira a lista ao lado).

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty images