Psicanalista defende que os pais devem incentivar os filhos a crerem em Deus

Segundo a especialista, o culto religioso contribui para a saúde mental de crianças e adolescentes. Saiba mais

Imagem de capa - Psicanalista defende que os pais devem incentivar os filhos a crerem em Deus

Em artigo escrito para o Wall Street Journal, a psicanalista e treinadora de pais Erica Komisar defendeu a importância de os pais incentivarem os filhos a crer em Deus, ainda que eles mesmos não acreditem.

De acordo com a pesquisadora, há evidências de que o culto religioso melhora a saúde mental, além de o uso de drogas e de atividade sexual serem menores entre adolescentes religiosos.

Depressão e ansiedade está relacionada a falta de fé

Ela acrescenta ainda que a falta de interesse pela religião, torna os adolescentes suscetíveis a desenvolverem depressão e a ansiedade. Inclusive, ela atribui a isso o fato desses distúrbios psicológicos terem se tornado tão comuns entre crianças e adolescentes.

“Crianças e adolescentes que relataram comparecer a um serviço religioso pelo menos uma vez por semana obtiveram uma pontuação mais alta nas medidas de bem-estar psicológico. Também tiveram menores riscos de doença mental. A participação semanal foi associada a maiores taxas de voluntariado, senso de missão, perdão e menores probabilidades de uso de drogas e iniciação sexual precoce”, declara.

Influências externas

Para a psicóloga Neia Dutra, responsável pela Escola de Mães, não há como ignorar os fatores que cercam um indivíduo no decorrer de seu crescimento. Segundo ela, independentemente da criação que ela recebe, uma criança sempre será influenciada pelo ambiente em que se desenvolve.

Assim, “se ela frequenta um ambiente de fé, certamente, seus pensamentos e comportamentos serão motivados e conduzidos pelo o que esse grupo acredita e pratica”, afirma.

Além disso, ela destaca o fato de existirem estudos que comprovam o quanto a espiritualidade é benéfica para o ser humano, especialmente na infância e a adolescência.  Nessas  fases de construção do caráter e da personalidade os jovens precisam de referências para desenvolver valores como ética e moral.

Princípios cristãos formam cidadão de bem

Quando o jovem crê em Deus e coloca em prática os princípio e valores cristãos, naturalmente se empenha para ter uma conduta correta. Honrar os pais, se manter distante dos vícios e da prostituição, bem como obedecer às autoridades. Todas essas ações fazem dele um cidadão de bem.

“Portanto, a falta dos valores cristãos não trará prejuízos apenas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Trará também para a família e sociedade em geral. Quando os pais incentivam seus filhos a desenvolverem e praticarem a fé em Deus, depois dos próprios, eles são os maiores beneficiados”, conclui Néia.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Escola de Mães, clique aqui e acesse o site oficial do grupo.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images