Projeto promove momentos em família no País e no mundo

Escola de Mães realizou um piquenique para pais e filhos

Imagem de capa - Projeto promove momentos em família no País e no mundo


Em um mundo em que a tecnologia está afastando cada vez mais quem está perto e, ao mesmo tempo, aproximando quem está longe, desfrutar de momentos em família e sem nenhum tipo de interferência se tornou raro e até incomum.
Preocupado em retomar essa proximidade familiar, o projeto Escola de Mães realizou durante a manhã do dia 10 de novembro, um sábado, um piquenique para pais e filhos. O objetivo do evento foi promover interação, diálogo e descontração entre os membros da família em meio à natureza e, claro, distante das distrações cotidianas.
A ação, que já está em sua quarta edição, foi realizada em todas as capitais e algumas cidades do País, além de diversas partes do mundo, como África, Argentina, Portugal, Estados Unidos e México. Na ocasião, foram desenvolvidas diversas atividades como cantigas de roda, corrida de saco, pula corda, batata quente e bambolê, entre outras.

Em São Paulo, a atividade aconteceu no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), no Jardim Anália Franco, zona leste da capital paulista, e simultaneamente no Parque Estadual Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros (zona oeste).
Cerca de 600 pessoas participaram do encontro na capital paulista. Além dos convidados, 80 voluntários também estiveram presentes para auxiliar nas dinâmicas do dia.
Amor sem fronteiras
Para Carlota Manjate Carneiro, de 40 anos (foto abaixo), que acompanhou as atividades ao lado da filha, em Moçambique, no continente africano, participar do piquenique foi muito bom. “Estar com outras mães, acompanhadas dos seus filhos, e partilharmos os alimentos é algo que nunca tinha feito antes. Estar com a Heyanie nos aproximou, porque o meu dia a dia é muito corrido. Por isso, foi prazeroso”, descreveu.

No México, quem participou da ação garante que ela foi muito produtiva. “Às vezes, por causa do trabalho, não aproveitamos esses momentos juntas e o tempo passa e não percebemos. Aprendemos que podemos ser felizes com as menores coisas. O piquenique foi uma bênção e saímos mais unidas”, comemorou Elizabeth Alfaro Gonzalez, que esteve presente com a filha Yurizi.
No Brasil, Anne Karina de Sousa e seu filho Nicolas, de 3 anos, que participaram no Ceará, garantiu que os momentos vividos no dia ficarão marcados na sua memória.
Relacionamento familiar
Com a proposta de promover a criação de memórias afetivas essenciais para o desenvolvimento emocional das crianças, anualmente, o projeto Escola de Mães realiza esse piquenique. Durante as aulas mensais, os pais aprendem a necessidade de ajudar seus filhos a criar lembranças agradáveis da infância e juventude.
Segundo Edineia Dutra, coordenadora do Escola de Mães, um relacionamento familiar saudável não depende apenas da presença física dos pais, mas também é necessário estar emocionalmente presente, ou seja, se interessar pelo outro e compartilhar alegrias e tristezas, conquistas e derrotas.
“É preciso proximidade para desenvolver afeto, intimidade, carinho e admiração. Um evento como esse proporciona oportunidades que, provavelmente, os pais não teriam caso estivessem envolvidos em uma rotina de tarefas e distrações”, completa.
Para saber mais, acesse. Nas redes, digite escolademaesoficial (Facebook) e @escolademaesoficial (Instagram).

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas