Projeto ensina professor a conciliar pressão da carreira com qualidade de vida

Por ano, 40% dos docentes tiram licença médica em SP

Imagem de capa - Projeto ensina professor a conciliar pressão da carreira com qualidade de vida

No Brasil, existem cerca de 2,2 milhões de professores, sendo a profissão a mais numerosa no país, aponta a organização Todos Pela Educação (TPE). Contudo, infelizmente, não é a mais valorizada.

Submetidos a uma grande carga de trabalho e pressionados por salas de aula lotadas e até violentas, profissionais de educação vêm sofrendo com estresse, depressão e Síndrome do Pânico. Em 2018, apenas no estado de São Paulo, 129 mil docentes tiraram licença médica, o que representa 40% dos profissionais.

Ciente da importância dos docentes para a sociedade, o programa social Força Jovem Universal (FJU) desenvolve o projeto EducaAção, que oferece palestras para professores, com o objetivo de ensinar aos profissionais da Educação modos de conciliar a carreira com mais qualidade de vida.

O último encontro do projeto ocorreu neste sábado (7), no Templo de Salomão, em São Paulo (SP), com transmissão por vídeo conferência para todas as capitais do Brasil.

Esse foi o terceiro Encontro de Professores e Profissionais da Educação, e teve como tema “Emoção na Alimentação”. A palestra alcançou 1.269 professores no Brasil, e contou com a ajuda de 500 voluntários.

Em sua apresentação, a nutricionista Kátia Nobre afirmou que a rotina de um professor é cheia de emoções. “Vendo as estatísticas sobre motivo de licenças médicas, foi possível notar o quanto podemos auxiliar a saúde mental e até física através da alimentação. Apresentamos opções de cardápios para demonstrar como é simples incluí-los na rotina alimentar”, relatou.

Presente no evento, a professora Hory dos Santos conseguiu compreender na palestra que precisava desacelerar. “O encontro me mostrou a necessidade de me dedicar a outras áreas da minha vida. Por vezes, me pegava empolgada com o trabalho e esquecia que a vida não é só ser professora. Preciso cuidar de mim e da minha família, cada coisa tem o seu momento”, ressaltou.

A próxima palestra ocorrerá no dia 4/4, no Templo de Salomão e nas principais capitais. Terá como tema “O Cérebro do Professor Frente aos Perigos da Profissão”. O neurocientista Igor Duarte abordará os problemas do cérebro frente à profissão do docente.

O projeto EducaAção também organiza palestras em escolas para alcançar estudantes na prevenção ao suicídio, automutilação, bullying e educação sobre a vida amorosa, além de oferecer encontros com profissionais da educação para reconhecer a importância do ofício na sociedade.

Serviço

Encontro de Professores e Profissionais da Educação, promovido pela Força Jovem Universal (FJU)

Data: 4/4/2020

Horário: 10h

Local: Templo de Salomão – Av Celso Garcia, 605 – Brás – São Paulo (SP) – 10º andar e transmissão por vídeo conferência para todas as capitais do Brasil.

imagem do author
Colaborador

UNIcom