Projeto “Canta Calebe” levou esperança e ânimo a milhares de idosos em todo o Brasil

Objetivo foi promover a interação por meio da música, tendo a Palavra de Deus como foco   

Imagem de capa - Projeto “Canta Calebe” levou esperança e ânimo a milhares de idosos em todo o Brasil

Com algumas atividades presenciais retornando gradativamente, mas ainda com um número reduzido de pessoas, o grupo Calebe continua, também, desenvolvendo ações online. Durante todo o mês de setembro último, o grupo realizou um projeto nacional chamado “Canta Calebe“.

O principal objetivo foi promover a interação e a socialização por meio da música, tendo a Palavra de Deus como foco. Semanalmente, as tarefas foram enviadas aos idosos, que as cumpriam em casa e depois exibiam as suas apresentações em vídeo.

A calebe Célia Volpato, de 73 anos, moradora de Campinas, interior de São Paulo, disse que participar dessa ação trouxe um renovo para ela. “Estava debilitada, sozinha em casa e ao participar do Canta Calebe me senti melhor. Foi muito lindo e estou muito feliz, pois cantei, dancei e ri. Fez um bem maravilhoso, saí me sentindo outra pessoa”, declarou.

Encontros edificantes

Cerca de seis mil pessoas participaram do projeto que teve etapas tanto online — com interações e desafios musicais a cada semana — quanto presencial, respeitando todos os protocolos de higiene e proteção referentes à pandemia.

Alagoas, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná e São Paulo, por exemplo, realizaram também apresentações de dança, canto, além de breves aulas de música e canções instrumentais.

A voluntária e professora do Coral Calebe Brás, na capital de São Paulo, Amélia Fabricia Nunes Santos, de 37 anos, afirmou que esses projetos são muito importantes para os idosos, tanto física e mental, quanto espiritualmente.

“Ações como o Canta Calebe são muito importantes porque, mesmo atrás de uma tela, eles podem estar próximos uns dos outros e no mesmo espírito de fé. E, as aulas do coral levam a eles momentos de alegria, pois estão fazendo algo que gostam. Nós também ensinamos a cuidar da voz, praticando exercícios vocais, da postura e saúde vocal. Além disso, por meio desses projetos, estamos ganhando almas. Os encontros são muito edificantes e uma forma de oferecermos auxílio espiritual.”

Ao participar das atividades, os idosos também exercitam o corpo e as funções cognitivas, auxiliando na saúde e bem-estar deles. Assim como a calebe Isabel Passos de Oliveira Santos, de 54 anos, moradora de Campinas contou: “Temos que puxar pela memória as letras das canções. E, isso nos ajuda a estimular o nosso cognitivo. Outra coisa interessante é que, por exemplo, na atividade da mímica, além de pensar nos gestos, também precisamos ter coordenação motora.”

Esperança e ânimo

Cada estado realizou a sua etapa final com vídeos dos grupos de todo o Brasil cantando a música “Deixa tudo” — um convite a todos para conhecerem a Palavra de Deus.

“O projeto Canta Calebe promoveu interação social e bem-estar aos idosos por meio da música. Levou também uma mensagem especial. Os calebes demonstraram muita alegria ao relembrar músicas de quando iniciaram a caminhada da fé e quando cantaram àqueles que estavam afastados e desanimados. Levaram esperança e ânimo a todos”, comentou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo grupo no Brasil.

A calebe Dirce de Jesus Soares, de 71 anos, participou da final do projeto “Canta Calebe” em Santos, cidade do litoral paulista, onde é membro do grupo, desde o início das atividades, há quase oito anos.

“A música de encerramento para mim foi um desafio. Porque tive que decorar a letra. O que foi bom, pois, estimulou a minha memória. Gosto de desafios. Ademais, gosto muito de cantar louvor ao nosso Deus e sou grata por fazer parte deste grupo abençoado”, concluiu.

Calebe Brasil

Quer saber mais sobre o Calebe, como ser voluntário e participar do grupo? Acompanhe as atividades orientadas pelo grupo por meio da rede social Instagram. Ademais, o projeto ainda disponibiliza um número nacional – Whatsapp (11) 99571-9920 – para ajudar os idosos que estão aflitos, precisando de uma orientação. Acompanhe as ações também pelo canal no Youtube e pela página no Facebook.

A saber, o Calebe presta assistência às pessoas da melhor idade, promovendo atividade física, cursos, passeios culturais e, principalmente, apoio espiritual e psicológico. Em 2019, apenas, o grupo alcançou aproximadamente 2 milhões e 260 mil pessoas em todo o mundo. Durante a quarentena, tem realizado atividades online e também levado ajuda e acolhimento presencial aos idosos em casa. Saiba mais aqui.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas