Programa social ensina idosos como receber direitos assegurados por lei

Aulas gratuitas fornecem apostila sobre Estatuto do Idoso

Imagem de capa - Programa social ensina idosos como receber direitos assegurados por lei

Em 2018, o Estatuto do Idoso completa 15 anos, mas muitas pessoas dessa faixa etária ainda desconhecem seus direitos. Pensando nisto, o programa social Calebe está oferecendo, pela primeira vez, o curso “Direito Básico para Melhor Idade”.

As aulas tiveram início no dia 29/6, e são ministradas pela advogada Denise Mary Shimizu, na Central do Grupo Calebe da Igreja Universal do Reino de Deus em São José dos Campos (SP).

Segundo o coordenador do grupo na cidade do interior de São Paulo, Adriano Ramos de Sequeira, o curso consiste em quatro aulas. Os alunos, que têm cerca de 60 anos de idade, recebem uma apostila com o Estatuto do Idoso. Tanto o curso quanto o material são oferecidos gratuitamente.

Nas aulas, é ensinado sobre os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, como fazer com que sejam cumpridos efetivamente e a quem recorrer caso uma obrigação seja desrespeitada. O curso abrange áreas como saúde, habitação, transporte e lazer.

Denise também presta atendimento individualizado, esclarecendo dúvidas jurídicas em todas as áreas. “Sinto-me muito feliz em ajudar através da minha profissão. Cada encontro com eles é um aprendizado novo para todos nós” conta a advogada, que elogia o projeto por unir os idosos e fazê-los com que se sintam mais valorizados.

Os interessados em participar das aulas devem realizar a inscrição na Central do Calebe em São José dos Campos, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h30. O limite por turma é de 20 pessoas.

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social Calebe foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, pelo Bispo Renato Cardoso e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em cerca de 70 países.

O objetivo do Calebe é proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico. São realizadas também palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita.

Em 2017, aproximadamente 20 mil voluntários atenderam 1.965.933 pessoas.

Local do curso

São José dos Campos – SP

Data: Quinzenalmente às sextas-feiras das 17h às 18h30.

Local: Rua Antônio Saes, 181 – Centro (Central do grupo Calebe da Catedral de São José dos Campos)

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas