Problemas emocionais: quando a doença destrói a família

Conheça a história de Alexandre, que desenvolveu esquizofrenia e quase perdeu a vida por conta da doença

Imagem de capa - Problemas emocionais: quando a doença destrói a família

O programa Entrelinhas do último domingo (29) abordou sobre os problemas emocionais que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.

Problemas emocionais e espirituais:

O programa contou com a participação da podóloga Cristina e de seu filho Alexandre, que enfrentaram anos de sofrimento por causa desses problemas. O jovem contou que iniciou o uso de drogas ainda na adolescência, começando pela maconha, o que contribuiu para o desenvolvimento de esquizofrenia. Dessa forma, toda a família ficou profundamente impactada.

“Na adolescência, ele começou a usar drogas, cada vez mais fortes. Isso desencadeou surtos psicóticos. Ele via coisas, ouvia vozes, falava palavras desconexas. Passei a levá-lo aos hospitais, ele foi internado várias vezes. Durante os surtos, precisava ser amarrado e tinha ataques agressivos”, relata a mãe.

Cristina conta que o filho gritava, se debatia, se automutilava e chegou a tentar o suicídio. “Ninguém conseguia contê-lo”, lembra ela. Assim, a situação remete a um conhecido episódio bíblico:

“E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; o qual tinha sua morada nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias podia alguém prendê-lo. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.”

Marcos 5:2-5

“O gadareno tinha uma legião de demônios e apresentava os mesmos comportamentos do Alexandre. Estamos vendo hoje, dois mil anos depois, situações idênticas às da Bíblia, e as pessoas tentando resolver apenas com a medicina, sem sucesso. Elas se veem impotentes, como na época do gadareno”, comentou o Bispo Renato Cardoso.

“O Alexandre retrata o gadareno dos dias atuais. Talvez você já tenha tomado remédios, feito tratamentos e, mesmo assim, não saiba mais o que fazer para resolver esse problema. A Bíblia mostra que se trata de uma questão espiritual. Sim, há problemas que a medicina resolve — mas outros, não. Se você já tentou de tudo, hoje vai aprender a tratar questões que têm origem espiritual”, completou o Pastor Rodrigo Botelho.

A solução da fé:

Para piorar a situação, a única pessoa que apoiava Cristina nesse momento difícil — seu esposo — faleceu durante a pandemia. Sua única esperança passou a estar em Deus, na fé entregue 100% no Altar.

Veja o que ela fez clicando aqui.

Assim, se você está passando por uma situação que parece sem saída, participe dos encontros que acontecem no Templo de Salomão e descubra como mudar esse quadro. Além disso, você também pode procurar a Universal mais próxima da sua casa. Verifique aqui os endereços e horários.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução