Primeiro você perde e depois você ganha

Imagem de capa - Primeiro você perde e depois você ganha

A vida é um ciclo composto de situações de perder para ganhar. Em outras palavras, quem quer sucesso na vida tem que aprender a perder para ganhar. Primeiro alguém trabalha e depois recebe o seu salário; primeiro estuda para depois pegar o diploma; primeiro paga por um produto para depois obtê-lo. É preciso cuidar da saúde quando jovem para estar bem na velhice – o que a maioria das pessoas não faz – e fazer boas escolhas no namoro e no casamento para ter uma vida feliz. E por aí vai.

E com Deus também é assim: você perde primeiro para ganhar depois. Jesus disse: “porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á e quem quiser perder a sua vida por amor a mim, achá-la-á”. (Mateus 16.25). Este é o ciclo da vida, mas o problema é que a maioria das pessoas quer inverter esta ordem, pois não quer “pagar o preço” de perder primeiramente.

O fato é que as pessoas pensam que vão ganhar sem precisar perder. Tem gente que passa a vida toda tentando burlar este ciclo, dizendo, por exemplo, que terá dinheiro, mas que não vai trabalhar. E, por causa disso, quase diariamente aparece um golpe novo por aí. Essas pessoas só existem porque há outras que acreditam que podem ganhar dinheiro caindo em golpes.

As pessoas também não querem “pagar o preço” para ter uma vida amorosa feliz. Muitas preferem ir a um bar, à balada e se relacionar com uma pessoa desconhecida. Depois a moça aparece grávida, o rapaz tem que pagar pelos próximos anos de pensão alimentícia e eles não querem se casar.

Muitos querem tudo agora, pensando em ganhar sem ter alguma perda e, em razão disso, estão perdendo a vida. Eles não despertam para o fato de que esse modelo de vida não funciona e que pular a fase do perder nunca dá certo.

Portanto, se você tem tentado também esses atalhos de não querer perder para ganhar, seja no seu corpo, seja na sua vida espiritual, amorosa ou financeira, e não tem respeitado essa regra, entenda: é preciso perder primeiro, crendo que vai ganhar depois. Quantas vezes você ainda precisa “quebrar a cara” para entender esta lei? Compreenda que, por mais esperto que você seja, nunca vai conseguir burlar essa regra de verdade.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images