Primeira edição de “Um dia como Samuel” no Templo de Salomão
Confira como foi esse dia especial
No último domingo (15), a Força Teen Universal (FTU) realizou, pela primeira vez no Templo de Salomão, o evento “Um Dia como Samuel”.
Durante a programação, os adolescentes participaram de diversas atividades e, além disso, conheceram de perto as responsabilidades da missão de ganhar almas. Assim, a proposta foi mostrar, na prática, como cada setor contribui para alcançar vidas.
Para o Pastor Walber Barboza, coordenador nacional da FTU, o dia foi marcante:
“Foi um grande dia para todos nós. Ver o interesse desses adolescentes pelas coisas de Deus e compartilhar com eles a experiência da Obra de Deus foi uma grande alegria.”
Nesse primeiro grupo, 70 adolescentes participaram do evento. Já no próximo dia 01/03, outros 70 terão a mesma oportunidade no Templo de Salomão.

Atividades e aprendizados
Logo cedo, os adolescentes receberam um café da manhã e, em seguida, visitaram:
- Estúdios de TV
- Central de Atendimento (CDA)
- Estúdio de tradução das reuniões para Libras
O objetivo foi mostrar que a missão de ganhar almas exige dedicação constante. Para isso, a Igreja utiliza a programação de TV, o atendimento telefônico e a tradução em Libras, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas.
Posteriormente, o grupo conheceu o Setor de Batismo. Na ocasião, o Bispo Danilo Sgambatti explicou a importância do batismo nas águas e do batismo com o Espírito Santo.
Na sequência, os adolescentes participaram da reunião das 9h30 com o Bispo Renato Cardoso, que também conversou com eles em um momento especial.

Temas essenciais
Durante a conversa, o Bispo Renato abordou temas essenciais para a formação de homens de caráter e tementes a Deus.
Ele citou a história do profeta Samuel:
“Quando Samuel foi colocado pela mãe no altar, inicialmente ele não teve escolha, ele era criança. Mas quando chegou o momento em que ele pôde escolher, quando entendeu e atingiu a idade para decidir, ele não se rebelou contra aquela decisão. ” (Leia 1 Samuel 1.1).
O Bispo destacou que Samuel poderia ter recusado o chamado, negado o voto ou apresentado desculpas. No entanto, escolheu servir a Deus e entregar toda a vida no altar.
Os adolescentes também tiraram dúvidas sobre o Espírito Santo, a Obra de Deus, o chamado para o Altar e a importância de fazer escolhas certas — inclusive saber esperar o momento adequado para iniciar um relacionamento.

Aprendizados para a vida
Após o bate-papo, o grupo fez um tour pelo Santuário. Ali, além de conhecerem detalhes do Templo, também refletiram sobre a importância da santidade. Assim, compreenderam que o altar representa a verdade — e, consequentemente, a verdade exige renúncia e sacrifício.
Na sequência, foram para o IntelliMen Academy. Lá, o Bispo Roberto Guerra falou sobre a maior luta do ser humano: a batalha entre carne e espírito. Segundo ele, vence aquilo que alimentamos. Ou seja, quando alimentamos o espírito com as coisas de Deus, ele prevalece.
Ao final, o adolescente Rafael Leandro do Nascimento resumiu o aprendizado:
“Tudo que a gente quer trazer de bom para nossa vida começa com disciplina. Se a gente quer ser um homem de verdade, um homem de caráter, inteligente e próspero, a gente precisa ter disciplina. Homens não nascem, eles são formados.”

Conclusão
O “Um Dia como Samuel” não terminou quando as atividades chegaram ao fim. Para muitos pais, o verdadeiro resultado começou a aparecer no retorno para casa — na forma de conversas mais maduras, reflexões profundas e um novo senso de responsabilidade.
Mariane de Barros Silva, mãe de Gabriel Henrique de Barros Silva, percebeu essa diferença:
“Eu tenho certeza que todos os momentos que ele viveu hoje, como ele estava contando um pouquinho para mim, vai fazer toda a diferença diante de uma luta, de uma situação. Porque dizer não para si é fazer a Obra de Deus.”
Já para Jaqueline Leite da Silva, mãe de Caleb Leite Duarte, o dia foi a confirmação de um voto feito anteriormente:
“Em um dos encontros da FTU, tivemos a oportunidade de fazer um voto como de Ana, entregando nosso filho no altar de Deus. Eu fiz e creio que tudo isso será fruto lá na frente. Nunca imaginei que o Caleb viveria essa experiência, tão próximo do que Deus colocou dentro dele. Eu vi a mão de Deus em tudo, cuidando, mostrando e orientando.”
Mais do que uma programação especial, a primeira edição do evento marcou o início de um processo. Ao conhecerem de perto a responsabilidade da Obra e refletirem sobre escolhas, caráter e chamado, esses adolescentes entenderam que servir a Deus não é imposição — é decisão.
Assim como Samuel, chega um momento em que cada um precisa escolher permanecer no altar. E, para muitos desses jovens, essa escolha começou a ser consolidada nesse dia.
Confira as últimas atividades do grupo:
- FTU promove “Um dia como Samuel”
- Feira do conhecimento bíblico reúne milhares de adolescentes e fortalece a fé
- Oficina de culinária da FTU fortalece união e aprendizado entre adolescentes em Goiás
- FTU Campinas realiza torneio de futsal e vôlei para adolescentes
- FTU: Palestra “Stop Bullying” alcança em Minas Gerais
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo