Prefeitura do Rio entrega tomógrafo para combater COVID-19 na Rocinha

Prefeito Marcelo Crivella acompanhou a chegada de um avião com materiais trazidos da China para equipar unidades de saúde da cidade

Imagem de capa - Prefeitura do Rio entrega tomógrafo para combater COVID-19 na Rocinha

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), entregou nesta quarta-feira (3) o décimo tomógrafo, de um total de 27 comprados para equipar hospitais e postos de saúde, para o combate à COVID-19. O equipamento foi instalado na comunidade da Rocinha, na zona sul da cidade, e tem capacidade para realizar até 100 tomografias por dia.

No combate à COVID-19, o equipamento é fundamental para que, por meio do exame de imagem, os médicos analisem a gravidade de pessoas com casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. “O tomógrafo é uma máquina de salvar vidas. É muito importante que o povo saiba que é o melhor teste para coronavírus. Com ele, não tem falso resultado positivo ou negativo. A tomografia dá uma imagem completa do pulmão, e o médico pode fazer um diagnóstico perfeito e salvar pessoas”, afirmou o prefeito.

Ao todo foram investidos R$ 370 milhões na compra dos tomógrafos e na renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da rede municipal.

Ainda na madrugada de quarta-feira, Crivella foi pessoalmente ao Aeroporto Internacional do Galeão para acompanhar a chegada de um avião da Latam, vindo da China, com uma carga de equipamentos destinados ao combate à COVID-19.

“São equipamentos que salvam vidas. Nos planejamos para melhorar a saúde do município e estamos conseguindo atravessar a tormenta. São materiais e aparelhos que ficarão de legado para a cidade e o carioca”, explicou o prefeito.

A aeronave trouxe, neste voo especial, 37 respiradores, monitores cardíacos e toneladas de equipamentos de proteção individual para uso de profissionais de saúde do Rio de Janeiro.

imagem do author
Colaborador

Do R7 / Foto: Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio