Portas Abertas divulga lista de países que mais perseguem cristãos

Novos países aparecem no Top 50 da Lista Mundial da Perseguição 2022

Anualmente, a organização cristã internacional Portas Abertas mapeia a perseguição religiosa contra os que professam a fé em Jesus Cristo, em todo o planeta. E, em janeiro último, divulgou o Top 50 da Lista Mundial da Perseguição de 2022.

Desde que a instituição iniciou esse levantamento, no ano de 1992, a Coreia do Norte liderava a lista. Mas, perdeu o posto para o Afeganistão, devido à tomada do país pelo Talibã em agosto do ano passado. A partir de então, muitos cristãos afegãos tiveram que deixar o país, perderam tudo e tiveram suas igrejas fechadas. 

O ranking de lugares onde é mais difícil e perigoso viver como cristão é classificado com países que apresentam perseguição extrema, do 1º ao 11º lugar, e perseguição severa, da 12ª à 50ª colocação. 

Ao todo, 360 milhões de cristãos vivem em países com altos níveis de perseguição e intolerância. Representando que 1 em cada 7 cristãos no mundo sofrem perseguição, sendo 1 em cada 5 na África, 2 em cada 5 na Ásia e 1 em cada 15 na América Latina.

Entre os dez primeiros ocupantes desta lista estão: Afeganistão, Coreia do Norte, Somália, Líbia, Iêmen, Eritreia, Nigéria, Paquistão, Irã, Índia e Arábia Saudita. A perseguição sofrida na maioria desses países se deve por conta da opressão islâmica. Clique e veja a lista completa.

Cuba pela primeira vez na lista

Pela primeira vez, Cuba aparece nessa lista dos países que mais perseguem os cristãos no mundo, ocupando a 37ª colocação. O país, por sua vez, é classificado com perseguição severa à liberdade religiosa e ao Cristianismo, devido ao seu regime ditatorial comunista.

Em 2021, o país ocupava o 51º, e em 2020 ficou na 61º colocação. “O contínuo aumento é resultado de medidas altamente restritivas contra igrejas consideradas oponentes ao regime — principalmente as igrejas protestantes não registradas”, afirma a organização.

Dessa forma, atualmente, uma das principais tentativas do regime cubano é controlar o funcionamento das igrejas, assim como acontece em outros países comunistas, como a China. 

Relação Brasil e Cuba

Deve-se recordar ainda que o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, era, abertamente, amigo de Fidel Castro, um conhecido ditador cubano. Enquanto presidente, ele, inclusive, declarou apoio à ditadura de Cuba, patrocinou diversas obras de infraestrutura no país e ainda implantou um programa em parceria com médicos cubanos, o Mais Médicos.

As relações entre Brasil e Cuba têm direta ligação com a política de esquerda, que a todo custo deseja governar o país outra vez. PT e Lula, de forma pública e explícita, não só apoiaram Cuba como também outras ditaduras esquerdistas e comunistas; entre elas, China, Venezuela e Coreia do Norte. Vale observar que esses países também ocupam espaço na Lista Mundial de Perseguição extrema e severa ao Cristianismo.

Desse modo, o Comunismo e o Cristianismo não se misturam. A história mostra que, tradicionalmente, quando um governo ditatorial comunista entra em cena, os cristãos são perseguidos.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock