Por que você deve ser como um pão sem fermento

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso, durante o Encontro com Deus, no Templo de Salomão

Imagem de capa - Por que você deve ser como um pão sem fermento

No Encontro com Deus deste domingo último (10), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso falou sobre duas condições que impactam, positiva ou negativamente, na vida de uma pessoa: a hipocrisia e a verdade.

Para ilustrar esta explanação, ao iniciar a mensagem, que antecedeu a Santa Ceia do Recomeço, o Bispo comentou que o pão que nos é dado durante a Santa Ceia, por exemplo, não é igual ao pão de aparência vistosa que temos em casa.

Ele explicou que isso acontece porque este pão não contém um ingrediente: o fermento. Analogamente, Jesus orientou espiritualmente o que significa o fermento na vida de uma pessoa.

“O pão com fermento tem uma aparência, um tamanho, ele incha… assim como o fermento espiritual significa a hipocrisia, o fingimento, a mentira, o viver de aparência, tentando representar algo que a pessoa não é de verdade por dentro. Por isso, o pão da Santa Ceia tinha que ser sem fermento. Para que Deus abençoe a sua vida, perdoe os seus pecados é preciso que haja verdade, sinceridade, desde o seu íntimo. Quer dizer, que você seja sem fermento. Ainda que a sua aparência, que a verdade sobre você não seja bonita, e as pessoas não se agradem — como o pão sem fermento, que não é bonito — , Deus prefere a verdade feia a seu respeito do que a mentira bonita”, disse.

A verdade no íntimo

Ao citar a passagem em Salmos 51. 6 (“Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.”), o Bispo Renato explicou que Deus ama a verdade no íntimo, porque dentro da pessoa está quem ela realmente é. E, não há como esconder isso dEle. Entretanto, se a pessoa tenta transparecer outra coisa que não é, do lado de fora, isso pode agradar aos homens, mas não agrada a Deus.

“O fingido pode enganar outro ser humano, mas ninguém engana a Deus. Por isso, Deus resiste ao hipócrita. Deus não pode ajudar a pessoa enquanto ela não revela a verdade sobre o seu íntimo, a sua vida, não confessa o seu pecado, não somente a Deus, mas também a quem de direito (…) Se você vem enganando alguém, essa pessoa considera você pela imagem da sua aparência, mas, aquela imagem é falsa, essa pessoa está prejudicada pelo seu pecado. Ela merece reparação, um pedido de perdão, saber a verdade”, atestou.

Arrependimento e perdão

A fé sem sinceridade ou verdade no íntimo não possui valor. Por isso, reiterou o Bispo, se você quer uma vida nova você tem que pagar o preço do arrependimento.

“Se você quer uma vida nova você tem que pagar o preço do arrependimento. Você deixa de se preocupar com o que os outros vão pensar a seu respeito. Fica mais preocupado com o que Deus pensa. Esse é o verdadeiro arrependimento. Não há perdão sem arrependimento. Não há arrependimento sem sinceridade. É o preço (…) No arrependimento sincero… você traz a responsabilidade para si (…) Arrependimento é decisão que você toma e atitude que você tem depois dessa decisão”, declarou.

Abaixo, assista ao vídeo com a mensagem na íntegra:

Participe de um encontro de fé na Universal.

Clique aqui e encontre o endereço mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock