Por que o Templo de Salomão tem todo o cuidado para receber os visitantes?

Conheça quem prepara o local para que sua experiência com Deus seja extraordinária

Imagem de capa - Por que o Templo de Salomão tem todo o cuidado para receber os visitantes?

Tanto quem conhece o Templo de Salomão pela primeira vez como quem o visita com frequência fazem um comentário em comum: trata-se de um ambiente que impacta a todos pela sua beleza, grandiosidade e paz que proporciona aos visitantes. Todos também são unânimes em citar qualidades como segurança e organização ao se referir ao local, que fica no bairro do Brás, em São Paulo. Essas características, com certeza, decorrem do trabalho dos funcionários que realizam atividades desde a limpeza e jardinagem até a manutenção geral.
Suporte técnico
O técnico em eletrotécnica Renato dos Santos Pereira, de 38 anos (foto acima), trabalha no Templo há quase quatro anos e é responsável pela manutenção de ar-condicionado. “Tenho oito anos na instituição. Sou encarregado da manutenção de ar-condicionado e supervisiono nove colegas que trabalham comigo nessa área. Nossa responsabilidade é muito grande. A manutenção, no geral, é uma área que tem de se comunicar com outras. Ela depende da elétrica, da hidráulica e, por isso, estamos sempre em sintonia e em comunicação com os outros setores para que tudo funcione perfeitamente para quem visita o Templo.”

Paisagens do Templo
As pessoas que vão ao Santuário encontram sempre a temperatura agradável graças aos profissionais de manutenção, mas o trabalho de cuidado com o Templo também é feito em outras áreas, como a de paisagismo. Quem vê os jardins com as tamareiras, as oliveiras centenárias e os arranjos de plantas sempre bem cuidados deve isso à equipe comandada pelo coordenador de paisagismo Gilmar Donizete Guimarães, de 52 anos (foto a esq.). “Nossa equipe conta com seis jardineiros. Nós realizamos a conservação e os cuidados pós-plantio. Combatemos espécies invasoras e pragas, colocamos adubo e podamos, evitamos a proliferação de mato e estamos sempre atentos ao que possa modificar esse ambiente. Nós recebemos elogios constantes quando estamos trabalhando nas áreas externas e isso é um estímulo para que possamos sempre melhorar”, analisa.
Limpeza para Deus
O trabalho de paisagismo contribui muito para o ambiente de paz que os visitantes percebem ao chegar ao Templo, mas outro aspecto também é notado por eles: a limpeza.
De acordo com o coordenador dessa área no Santuário, Demerval Araújo, de 37 anos (foto a dir.), são 54 pessoas que trabalham em três turnos, todos os dias, para manter o local dessa forma. “Muitas pessoas ficam maravilhadas com a limpeza.
Temos uma equipe muito boa que ajuda a manter a conservação do Templo. O nosso trabalho começa pelas entradas principais e se estende às outras áreas. Fazemos um serviço de qualidade que é destinado às pessoas que participam das reuniões, do passeio e também para o nosso Deus”, explica Demerval.

Propósito espiritual
A engenheira eletricista Fernanda Cordeiro, de 27 anos (foto a esq.), já visitou o Templo de Salomão duas vezes. Para ela, que é baiana e mora em Maceió, no Estado de Alagoas, o cuidado com o qual os visitantes são recebidos também tem um propósito espiritual. “Minha expectativa para retornar foi enorme. Tanto que programei essa viagem com antecedência. A grandiosidade, o zelo, o cuidado, a disciplina e a pontualidade, tudo isso cria um ambiente propício para que se tenha uma experiência profunda com Deus. O próprio Senhor Jesus disse: ‘Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.’ (Mateus 5.8). Então, precisamos estar limpos no coração, na mente, nos olhos e em todos os aspectos. Isso é indispensável para que mantenhamos nossa intimidade com Deus”, conclui Fernanda.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes e Flávia Francellino / Fotos: Demetrio Koch