Por que muitos vivem ansiosos e estão esquecendo o principal?

Preocupação com os problemas do dia a dia acaba distanciando a pessoa da busca pela Salvação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a ansiedade como uma das doenças mais preocupantes dos últimos anos. Atualmente, cerca de 260 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade no mundo, sendo que, a cada ano, esse número aumenta.

Muitas pessoas tratam a ansiedade como um problema físico, inclusive tomando remédios para combatê-la. Mas, para aqueles que confiam em Deus, colocando-O em primeiro lugar nas suas vidas, a ansiedade deixa de existir. Na Bíblia, Jesus já falava sobre a inquietação:

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6: 31-34

Combater as preocupações

Durante o Encontro com Deus, no Templo de Salomão, no domingo último (12), o Bispo Renato Cardoso falou sobre aqueles que se preocupam demais com as coisas do mundo:

“Hoje, as pessoas estão com a mente acelerada (…) ficam ansiosas, preocupadas com tudo o que acontece (…) Mas, Deus sabe de todas as necessidades (…) Deus nos ensina a viver o dia de hoje, o agora; a não ficar olhando para o passado, o que aconteceu — porque eu não posso fazer mais nada a respeito disso — ; a não ficarmos preocupados com o amanhã — porque não chegou ainda. Mas, só olhar a cada dia o seu próprio mal, as suas lutas, o dia de hoje, o dia de agora”.

O Bispo comentou que a ansiedade com tudo o que vai acontecer ou deixar de ser é a receita para viver à base de remédios. E, é exatamente isso que a pessoa precisa aprender a combater, para não dar vazão aos sentimentos que a afligem e a levam a um estado de inquietação.

“É assim que as pessoas estão fazendo, elas estão trocando a fé por uma pílula (…) A vida tem os seus desafios, não existe vida perfeita. Você pode ter Jesus, você pode ter o Espírito Santo, mesmo assim você vai ter lutas. Você vai passar por injustiças. O mundo não é um lugar justo (…) Então, você tem que ser uma pessoa forte e prática, não pode ficar se entregando aos sentimentos que os problemas dessa vida trazem para você”, atestou.

A vontade de Deus

Ela ainda ressaltou que essa preocupação excessiva com os problemas do dia a dia consomem a pessoa e ela acaba se distanciando do principal: a busca pela sua Salvação.

“De tudo o que eu tenho que me preocupar e me ocupar nesta vida, eu tenho que me ocupar e preocupar com o Reino de Deus, com a vontade de Deus, com a Palavra de Deus a meu respeito. O que eu tenho que fazer, o que Deus quer que eu faça, como quer que eu aja, que eu seja, colocar Ele em primeiro lugar. Se você vive com esse princípio, então, isso vai mudar tudo o que você faz na sua vida, toda a sua forma de ser, de agir, vai ser diferente”, destacou.

E reiterou: “Deus quer que você ouça a Palavra dEle. Não é ler a Bíblia e decorar versículo. É ouvir e entender o que Ele está falando para você. Se você começar a ouvir a Deus, Ele vai começar a ouvir as suas orações (…) Ele vai te dar, não tudo o que você quer, pois, nem tudo que você quer é bom para você; mas o que você precisa, que talvez você nem saiba, Ele vai dar para você.”

Abaixo, assista ao vídeo com a mensagem na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock