Por que Jesus lavou os pés dos discípulos?

Durante a reunião desta quarta-feira (28), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso falou sobre o assunto. Confira

Por que Jesus lavou os pés dos discípulos? Durante a semana que antecedeu a morte e ressurreição do Senhor Jesus, Ele deixou aos discípulos e ao mundo lições valiosas que norteiam a vida de todos os cristãos. Uma delas foi servir ao próximo.

Por que é importante:

Na noite desta quarta-feira (28), durante o encontro realizado no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso abordou o assunto do livro de João 13, que fala sobre a grande lição de humildade que o Senhor Jesus teve antes de ser crucificado.

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:4,5 e 15

Jesus lavou os pés dos discípulos para lhes ensinar a servir uns aos outros. Ele estava dando o exemplo para todos seguirem.

O que significa o lava pés:

  • No tempo de Jesus, quando as pessoas chegavam em casa, elas lavavam os pés, porque muitos andavam descalços ou de sandálias. Na casa com convidados, por exemplo, a pessoa de posição mais baixa lavava os pés deles. Ninguém queria lavar os pés dos outros, porque o pé era a parte mais suja do corpo.
  • Então, quando Jesus se propôs a lavar os pés dos discípulos, Ele escolheu uma ação que caiu como uma bomba no meio deles. Ou seja, aquela atitude do Senhor Jesus chocou os discípulos, porque eles não esperavam.
  • Podemos entender que, às vezes, aquilo que você não está conseguindo falar com palavras, você vai resolver com exemplos, com atitude de uma pessoa que tem espírito de servo.
  • A atitude de lavar os pés, de ser humilde, é o que ninguém espera, mas, quando feita, desarma muitas pessoas.

Cuide do seu coração:

Ainda durante o encontro, foi falado sobre os sentimentos, que fazen parte da vida humana. Não há, sequer, um ser humano que não sinta as emoções em seu cotidiano, contudo, é necessário que haja muito cuidado “com o que se sente.”

“O diabo colocou no coração de Judas que ele traísse Jesus, [ou seja], ele trabalha para influenciar o coração, pois sabe que se conseguir fazer isso, ele poderá tirar vantagens das suas emoções”, exemplificou o Bispo.

Ele ainda destacou quais os principais sentimentos que podem enfraquecer a fé, são eles:

Alegria: Quando você está muito alegre, você tende a baixar a sua guarda.

Tristeza: O diabo entra através da tristeza, ele a usa contra você.

Raiva: Quando você fica com muita raiva e começa a maltratar as pessoas, a tua raiva está tirando vantagem de você.

Desânimo: Muda o clima, a pessoa já fica desanimada… Ela sempre arruma desculpas para não fazer as coisas, fica com preguiça…

Todos os sentimentos, bons ou ruins, são aberturas fáceis para o diabo, ou seja, ele fica antenado aos seus sentimentos. Sabendo disso, o que você – como uma pessoa espiritual – deve fazer?

A resposta:

Você tem que vigiar seus sentimentos, você não pode se entregar a eles. “Deus nos fez pessoas sentimentais, Ele nos deu as emoções e elas têm seu papel, seu lugar, sua hora, mas elas, também, podem ser usadas contra nós, então, você tem que vigiar suas emoções!”, orientou o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock e Reprodução