Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 25 de fevereiro de 2019 - 14:23


Por que Jesus deixou Lázaro morrer?

Entenda o que podemos aprender com essa passagem bíblica retratada na novela Jesus

Recentemente, a novela Jesus – exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45 – mostrou a ressurreição de Lázaro. O episódio está registrado no capítulo 11, do evangelho de João.

Essa passagem bíblica é breve, porém poderosa. São muitos os aprendizados que podemos extrair dela. Por isso, vamos analisar os acontecimentos por partes.

O objetivo: revelar a glória do Pai e do Filho

O próprio Senhor Jesus deixa claro o motivo da morte de Lázaro ter ocorrido: “… Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” João 11.4

Essa afirmação nos ajuda a compreender qual é a intenção do Altíssimo quando Ele nos abençoa. Em outras palavras, é para que glorifiquemos o nome dEle por meio da nossa vida.

Confira a cena:

Deus age à Sua maneira

Mesmo recebendo essa notícia, o Senhor Jesus permaneceu ainda dois dias sem ir ao túmulo de Lázaro (João 11.6).

É curioso notar que o apóstolo João deixa evidente que Cristo não estava sendo insensível, apenas tinha um propósito a cumprir. João faz uma observação pessoal, no versículo 5 deste capítulo, afirmando que o Senhor Jesus amava aquela família.

“A demora do Senhor em atender ao chamado para socorrer Lázaro tinha um propósito. Ao curá-lo, o Senhor Jesus seria glorificado; mas, ao ressuscitá-lo, seria reconhecido e exaltado como Filho de Deus. Quem poderia contestar a morte de alguém que ficou sepultado por quatro dias?”, explica o Bispo Edir Macedo em suas anotações bíblicas.

Nem sempre a vontade do Altíssimo Se manifesta quando esperamos. Por isso, não adianta sermos ansiosos pelas respostas do Eterno. O melhor a se fazer é permanecermos no centro da vontade dEle.

Marta se encontra com Jesus

Em seguida, Cristo anuncia que irá até Lázaro. Quando já estava próximo ao destino, Marta O encontra.

Assista, no vídeo abaixo, o diálogo:

Na conversa com Marta, Cristo deixa uma metáfora que relaciona a Sua autoridade sobre a morte de Lázaro com a Sua autoridade sobre a morte espiritual – afirmando que Ele é a ressurreição. Ou seja, o Senhor Jesus é a própria vitória sobre a morte.

Esse fato é importante porque toda a riqueza material, beleza exterior, entre outras formas de poder, apresentam-se inúteis quando um ser humano está diante da morte. O Senhor Jesus revela, aqui, ter poder sobre até mesmo o que a humanidade nunca foi capaz de dominar.

Maria se encontra com Jesus

Na sequência, é Maria quem se dirige ao Mestre. Nessa cena, o Bispo Macedo, nos comentários bíblicos, atenta para o comportamento de Maria, que é diferente de sua irmã Marta (João 11.32).

“Enquanto Marta, decepcionada, lamentava a ausência do Senhor Jesus, Maria tinha a firme convicção de que Ele trazia Consigo inúmeras possibilidades de solução. Deus ouve orações a todo o momento, mas Ele primeiro vê a fé e a intenção do nosso interior”, escreve o Bispo. Confira esse momento na cena abaixo:

Jesus ressuscita Lázaro

Por fim, o Mestre vai até o túmulo de Lázaro e cumpre com o Seu objetivo:

O resultado desse milagre foi imediato, segundo a Bíblia: “Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo à Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nEle.” João 11.45

Novela Jesus

A novela Jesus narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle. Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.


  • Daniel Cruz / Foto: Reprodução 


reportar erro