Por que é tão difícil entrar no Reino de Deus?

Recentemente, durante reunião no Templo de Salomão, o Bispo Macedo explicou sobre o assunto. Saiba mais

Imagem de capa - Por que é tão difícil entrar no Reino de Deus?

Em sua passagem pela Terra, para falar do Reino de Deus e de como entrar nele, o Senhor Jesus usou de muitas parábolas e comparações. E uma delas chama atenção pela analogia, pois para muitos chega a ser absurda. Isso porque pensam que está direcionada a apenas uma classe social.

“E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus” Mateus 19.24

Foi essa passagem bíblica usada pelo Bispo Edir Macedo, no último domingo (10), para explicar a respeito das dificuldades para entrar no Reino de Deus.

Mas, antes, ele explica que é preciso entender o que era essa “agulha”, pois muitos, erroneamente, acham que Jesus falava da agulha de costura e acabam não compreendendo a essência do ensinamento.

Antigamente, as cidades eram cercadas por muros que serviam de proteção, e, à noite, os portões se fechavam para não serem invadidas pelos inimigos.

Após o fechamento desses acessos principais, os viajantes que chegavam nessas cidades teriam que passar por uma porta pequena e estreita, na qual os camelos conseguiam passar, mas com enorme dificuldade.

Então, por que o Senhor Jesus disse que é mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha (esta porta estreita) do que um rico entrar no Reino de Deus?

“Porque a coisa mais difícil para o rico é tirar o seu coração, a sua prioridade, a sua alma e a sua mente daquela fortuna, para colocar no Senhor Jesus através da fé”, esclareceu o Bispo.

Ele destacou que o alerta serve não apenas para o rico, mas para o pobre também. “Qualquer que seja a pessoa. Abrir mão da sua vida, da sua vontade, para seguir e servir o Senhor Jesus é difícil.  Dificuldade é para todos, porque implica em deixar a sua vida de lado”, ressaltou.

“Pense na sua vida: de repente, a sua riqueza não seja dinheiro, mas sua arrogância; de repente, a sua riqueza é o seu orgulho; sua prepotência; sua sabedoria; seus conhecimentos; de repente, você se acha superior às demais pessoas; tudo o que se coloca em primeiro plano que não seja o Senhor Jesus, então, se torna em dificuldade para entrar no Reino de Deus”, destaca.

O Reino de Deus e o Casamento

O Reino de Deus é o Reino de Justiça, verdade, da ética, do caráter, da palavra empenhada, de luz, da bondade e do perdão.

Para exemplificar melhor sobre isso, o Bispo fez uma comparação com o casamento. Quando uma pessoa se casa o faz para constituir uma família, ter um lar. Sabe, porém, que um deverá honrar um ao outro, e cumprir, ambos, a palavra empenhada. Mas isso só é possível se, antes, abrirem mão da vida de solteiro (a).

Assim também é no Reino de Deus.  É preciso casar-se com Deus, e casar com alguém é fixar um compromisso de ser verdadeiro, sincero e fiel. Tudo o que tem no Reino de Deus é o que se espera, instintivamente, no casamento.

“Não existe chance de uma pessoa deixar o reino deste mundo e entrar no Reino de Deus com os mesmos pensamentos, coração e vida de quando ela vivia no reino do mal. Para entrar no Reino de Deus tem que abrir mão da sua vida errada. Tudo o que não presta. Porque o Reino de Deus é o Reino de luz”, explica.

Jesus disse que o primeiro grande mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” Mateus 22.37

O Bispo explica que essa é a base da fé e da vida eterna. “Mas para isso ,há um preço a ser pago: é preciso abrir mão do que se é, do que se pensa ser e ter, abrir mão de tudo. Por isso se torna difícil para todo mundo, não só para o rico”.

Assim como o homem se torna um com sua esposa, com Deus somos um, em Espírito: “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito” 1 Coríntios 6.17.

“Receber o Espírito significa tê-lO dentro de si 24 horas por dia pelo resto da sua vida”.

Escolha o Reino de Deus

O reino de Deus está disponível para todos; ricos e pobres. Sua vida não depende de sorte, depende das suas escolhas. E o que fará a diferença é quando você escolhe o Reino de Deus, elegendo o Rei Jesus em seu coração.

Pois, enquanto a sua alma não estiver no Reino dEle não terá paz.

No vídeo abaixo é possível assistir na íntegra essa reunião:

Escola da Fé Inteligente

Para buscar mais ensinamentos da Palavra de Deus, compareça nesta quarta-feira, à Escola da Fé Inteligente. No Templo de Salomão, os encontros acontecem às 10h, 15h e 20h. Ou procure uma Universal perto de você. Consulte aqui o endereço.

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images