Por que Deus permite o mal no mundo?

Livro do Bispo Edir Macedo responde a pergunta de forma franca, clara e objetiva


“Muitas vezes ficamos perplexos diante de tanta maldade neste mundo; perplexos por tanta violência, desamor e tudo o mais. Às vezes, chegamos ao cúmulo de pensar se realmente existe um inferno pior que este mundo.” Esse espanto não é nada incomum, como mostram as palavras do Bispo Edir Macedo, em seu livro O Poder Sobrenatural da Fé.
O Bispo continua a desenvolver esse raciocínio sobre uma dúvida que consome a humanidade há milênios: por que esse monte de tristeza, angústia, esfriamento do amor e desespero existe no mundo? Deus é tão indiferente que não está “nem aí”, como alguns pensam e decidem não segui-Lo?
Ele cita crianças abandonadas, rejeitadas e famintas andando pelas ruas da cidade, revirando latas de lixo, além de doentes em hospitais e seus entes queridos que sofrem por eles, internos em manicômios e leprosários, o desespero de presidiários e também os que causam sofrimentos a outros, como bandidos e aquela parcela de políticos que, em vez de cumprirem o dever de representar seu povo, só servem mesmo aos seus bolsos.
“Se Deus existe, como temos crido de todo nosso coração, será que pode ficar omisso diante de tanta fome, miséria, doença, destruição, guerra, caos e morte nessa Terra? Será que não pode tomar uma providência para, pelo menos, minorar o sofrimento do povo?”, indaga o Bispo.
Em seguida, ele responde: “Deus existe e não ignora a destruição patente neste planeta. À semelhança daquele pai impotente diante do sofrimento do filho que insiste em recusar a sua ajuda, também Deus não poderá fazer alguma coisa por nós enquanto não houver um mínimo de interesse nosso pela Sua ajuda”.
Exato. Deus nos deu, em Seu completo e perfeito amor por nós, algo chamado liberdade. Mas é claro que ela tem um preço: obediência aos Seus preceitos. E não é por Ele, mas por nós! Ele criou um mundo com tudo de que precisamos, mas o deixou em nossas mãos para administrarmos, o que não depende só de cargos políticos e concentração de poder humano: “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.” (Salmos 115.16).
Só isso já bastaria para entendermos o motivo de haver tanto mal entre os seres humanos. Por sua teimosia em não andar segundo a vontade divina, o homem cai em armadilhas pecaminosas – que, por sua vez, continuam seu círculo vicioso e o afastam ainda mais do Pai. “De fato, não podemos acusar Deus pelos problemas que temos criado para nós, mesmo que esses problemas estejam atingindo tantas crianças inocentes”.
Sobre essas mesmas crianças, “se elas estão sofrendo com fome, com doenças e toda miséria deste mundo, não podemos nos esquecer de que os políticos, os quais têm o poder nas mãos e poderiam amenizar estes problemas, foram colocados no poder pelas nossas próprias mãos! Se alguns deles são desonestos e corruptos, nós os auxiliamos com nossos votos”, esclarece o Bispo Macedo.
Deus nos proporcionou a Terra e seus recursos, cabe a nós darmos valor e cuidarmos dela. Justamente pelo pouco caso de tantos com isso, o mundo é o que é nos dias atuais. Entregar-se a Deus e obedecê-Lo é a chave para o sucesso de muitos, enquanto outros decaem porque podem mas não querem fazer essa opção.
Então, a culpa é de Deus pelo mal do planeta?
E o Bispo resume de forma definitiva: “a fé sobrenatural é a certeza de que Deus cumprirá Suas promessas. Para o cristão poder se beneficiar dessa convicção, precisa estar em comunhão íntima com Deus”.
Mas há muito mais sobre o que o Altíssimo pode nos proporcionar para uma vida realmente plena em O Poder Sobrenatural da Fé. Se mais pessoas aprendessem isso e tomassem as rédeas de sua existência e conduzi-la ao caminho que ninguém conhece melhor que Ele, a realidade do mundo todo seria outra. Ele quer isso, deu todos os requisitos para realizarmos, mas muitos parecem não concordar com uma receita certa para o sucesso. O lado bom é que nunca é tarde para aprender.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel/ Foto: Divulgação