Por que Deus desceu apenas até o topo do Monte Sinai?

Saiba o que isso tem a ver com a sua preparação para a Fogueira Santa

Imagem de capa - Por que Deus desceu apenas até o topo do Monte Sinai?

A aparição do Altíssimo no Monte Sinai, diante de todo o povo hebreu, foi algo impactante, como a Bíblia descreve: “E todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.” Êxodo 19:18

Mas é interessante notar que Deus desceu apenas até o topo do Sinai. Em contrapartida, Moisés teve que fazer uma difícil escalada até chegar onde o Altíssimo estava.

Este fato nos faz refletir: por que Deus não desceu até o pé do Sinai ou em uma planície, por exemplo?

“Já que Deus desceu, Ele poderia ter descido na planície. Mas Ele desceu só até o topo do Monte Sinai para que Moisés fizesse a parte dele”, apontou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Entrelinhas”, realizada no dia 17 de novembro.

Confira no vídeo abaixo um trecho da novela “Os Dez Mandamentos“, que ilustra a passagem bíblica em que Moisés subiu o Sinai:

Subindo o Monte Sinai

Do mesmo modo, essa tem sido a proposta da Fogueira Santa, que está ocorrendo em toda a Universal.

Por meio desse propósito especial, Deus desce sobre a vida da pessoa. Mas, para isso, ela precisa realizar a parte dela, que envolve um sacrifício.

“Deus não é um Deus de ‘história’. Ele é de ação, atitude. Mas Ele toma atitudes depois de ver as nossas atitudes”, analisou o Bispo Edir Macedo sobre o tema, na mesma programação.

Os exemplos de fé

Nos dias de hoje, nós temos a Palavra de Deus que é repleta de exemplos do que devemos fazer em nosso relacionamento com o Altíssimo.

Assim, a fé inteligente conduz a pessoa a compreender que se ela seguir os bons exemplos da Bíblia, então Deus Se manifestará do mesmo modo como naquela época.

Quando observamos a vida de Moisés, vemos que houve uma atitude por parte dele. Ou seja, ele subiu o Monte Sinai para chegar até Deus. Se a pessoa deseja que o Todo-Poderoso desça sobre a vida dela também, então, ela precisa subir no Altar.

Portanto, a fé não precisa “ver para crer”. Ela simplesmente obedece ao chamado de Deus sem duvidar, tal qual fez Moisés.

Preparação para a caminhada rumo ao Monte Sinai

Participe da jornada de fé rumo ao Sinai. Todas as noites, a partir das 23h30, Bispos e Pastores estarão direto do Templo de  Salomão, em São Paulo, fazendo a oração de concordância.

Você poderá acompanhar pela Rede Aleluia, pelo Univer Vídeo, pelo Canal 21, pelo canal CNT, pelo Facebook ou pela TV Universal (por meio do aplicativo).

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução Dez Mandamentos/Record TV