Por que Davi não deveria se casar com estrangeiras?

Entenda a razão e as consequências negativas que essa decisão causou na vida e no reinado dele

Imagem de capa - Por que Davi não deveria se casar com estrangeiras?

Lendo sobre o caráter reto e justo de Davi, sua humildade e o seu temor a Deus fica difícil entender o porquê de ele escolher deliberadamente ignorar a vontade de Deus no que diz respeito a sua vida amorosa.

Como um homem, que a Bíblia diz que tinha um coração segundo o coração de Deus, pode errar tanto em algo que Deus tinha deixado tão claro na lei de Moisés?

Um homem temente a Deus:

Em toda a sua trajetória, desde quando era apenas um simples pastor de ovelhas, vimos um homem temente a Deus, cuja maior preocupação era não desagradá-Lo. Durante os anos em que foi perseguido por Saul, nunca cogitou nem sequer tomar o reinado dele, mesmo sabendo que Deus já o havia escolhido como futuro rei de Israel, mas o seu temor a Deus não lhe permitia fazer nada que pudesse colocar em risco seu relacionamento com o Altíssimo. Até porque, ele cria que Deus o colocaria no trono de Israel quando chegasse o momento certo.

Ademais, quando se tratava de ir à guerra contra os inimigos de Israel ele fazia questão de consultar a Deus para saber como deveria agir e qual estratégia usar, muitas vezes, contrariando seu próprio exército.

A contradição de Davi:

Aí, contraditoriamente, quando assume o reino de Judá, começa a tomar para si várias esposas (sem consultar a Deus), sendo que a orientação de Deus para o rei era clara:

Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. Deuteronômio 17:17

E como se não bastasse ainda se casa com uma mulher estrangeira (Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur) para fazer aliança política, contrariando outro mandamento de Deus.

O que Deus orienta em Deuteronômio 7:1-4:
  • Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
  • E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
  • Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
  • Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.

Ou seja, o que Deus queria com isso era proteger o seu povo dos costumes pagãos das outras nações para que a fé deles não fosse contaminada.

As consequências:

Mas, como vimos, Davi não levou em conta essa instrução de Deus, o que justifica ele ter sofrido tanto na vida amorosa. Como rei, ele sem dúvidas foi o melhor que Israel já teve, mas como marido deixou muito a desejar.

Sem contar a má influência que foi para o seu filho Salomão que seguiu no mesmo caminho, chegando a ter 700 mulheres e 300 concubinas, muitas delas idólatras que o fizeram adorar ídolos e se afastar do Deus de Israel.

A 7ª temporada da Série Reis – O Pecado,  é transmitida de segunda a sexta, a partir das 21 horas, simultaneamente na Record TV e no Univer Vídeo. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução