Notícias | 26 de Maio de 2023 - 15:51
Entenda a razão e as consequências negativas que essa decisão causou na vida e no reinado dele
Lendo sobre o caráter reto e justo de Davi, sua humildade e o seu temor a Deus fica difícil entender o porquê de ele escolher deliberadamente ignorar a vontade de Deus no que diz respeito a sua vida amorosa.
Como um homem, que a Bíblia diz que tinha um coração segundo o coração de Deus, pode errar tanto em algo que Deus tinha deixado tão claro na lei de Moisés?
Em toda a sua trajetória, desde quando era apenas um simples pastor de ovelhas, vimos um homem temente a Deus, cuja maior preocupação era não desagradá-Lo. Durante os anos em que foi perseguido por Saul, nunca cogitou nem sequer tomar o reinado dele, mesmo sabendo que Deus já o havia escolhido como futuro rei de Israel, mas o seu temor a Deus não lhe permitia fazer nada que pudesse colocar em risco seu relacionamento com o Altíssimo. Até porque, ele cria que Deus o colocaria no trono de Israel quando chegasse o momento certo.
Ademais, quando se tratava de ir à guerra contra os inimigos de Israel ele fazia questão de consultar a Deus para saber como deveria agir e qual estratégia usar, muitas vezes, contrariando seu próprio exército.
Aí, contraditoriamente, quando assume o reino de Judá, começa a tomar para si várias esposas (sem consultar a Deus), sendo que a orientação de Deus para o rei era clara:
Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. Deuteronômio 17:17
E como se não bastasse ainda se casa com uma mulher estrangeira (Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur) para fazer aliança política, contrariando outro mandamento de Deus.
Ou seja, o que Deus queria com isso era proteger o seu povo dos costumes pagãos das outras nações para que a fé deles não fosse contaminada.
As consequências:
Mas, como vimos, Davi não levou em conta essa instrução de Deus, o que justifica ele ter sofrido tanto na vida amorosa. Como rei, ele sem dúvidas foi o melhor que Israel já teve, mas como marido deixou muito a desejar.
Sem contar a má influência que foi para o seu filho Salomão que seguiu no mesmo caminho, chegando a ter 700 mulheres e 300 concubinas, muitas delas idólatras que o fizeram adorar ídolos e se afastar do Deus de Israel.
A 7ª temporada da Série Reis – O Pecado, é transmitida de segunda a sexta, a partir das 21 horas, simultaneamente na Record TV e no Univer Vídeo. Não perca!