Por que as vitaminas são indispensáveis?

Encontradas principalmente em alimentos frescos e de origem animal, elas podem influenciar o corpo, a mente e até as emoções

Imagem de capa - Por que as vitaminas são indispensáveis?

Em um mundo em que a maioria das pessoas vive uma rotina agitada é muito mais simples abrir uma embalagem para se alimentar do que investir tempo na preparação de uma refeição saudável e nutritiva. Nesse corre-corre muitas pessoas não param para refletir na importância de se alimentar corretamente e querem simplesmente acabar com o incômodo da fome.

Mais do que o fato de saciar um desejo, a alimentação repõe vitaminas, minerais e todos os nutrientes que o organismo precisa para se manter saudável e com energia. E, acredite, além da alimentação influenciar no funcionamento do corpo e da mente, ela interfere nas emoções. “As vitaminas exercem um papel importante no nosso metabolismo, para a nossa imunidade e para a nossa saúde. Já a deficiência delas pode causar anemia, queda na imunidade e mau funcionamento do organismo como um todo”, explica a nutricionista Amanda Martins.

Existem 13 vitaminas, divididas entre hidrossolúveis, que se dissolvem na água, e lipossolúveis, que precisam de uma fonte de gordura para que sejam absorvidas. “As vitaminas hidrossolúveis são todas as do complexo B e a vitamina C. Já as lipossolúveis correspondem às vitaminas A, D, E e K”, diz Amanda.

Essa diferença entre elas influencia no nosso metabolismo. As vitaminas hidrossolúveis, por exemplo, dependem de água para que sejam absorvidas e esse processo acontece de forma mais rápida, exigindo maior consumo de alimentos com esse tipo de vitamina. Já as vitaminas lipossolúveis permanecem mais tempo no organismo. “A vitamina A, por exemplo, é lipossolúvel e pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como gordura do leite, fígado e gema de ovo”.

Como é possível perceber, os alimentos citados até o momento como fonte de vitaminas são de origem animal ou in natura, mas é importante destacar que alguns produtos industrializados também possuem vitaminas inseridas artificialmente em quantidade menor, mas estão repletos de gorduras, conservantes e açúcares.

A nutricionista Daísy Fini afirma que uma alimentação composta por menos produtos industrializados é essencial para a absorção adequada de nutrientes e minerais. Ela finaliza com uma frase que resume como deve ser a qualidade da nossa alimentação: “nós costumamos brincar que o ideal é desempacotar menos e descascar mais”.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso - Arte: Edi Edson