Por que a novela contou a história de Terá se há tão pouco sobre ele na Bíblia?

E a personagem Amat realmente existiu? Saiba a resposta para essa e outras perguntas na coluna "Gênesis Responde", do R7

Imagem de capa - Por que a novela contou a história de Terá se há tão pouco sobre ele na Bíblia?

Por que a novela contou a história de Terá se há tão pouco sobre ele na Bíblia?

Porque ele foi pai de Abrão e a Bíblia, por mais que fale pouco sobre Terá, deixa pistas sobre seu comportamento. A Bíblia menciona, por exemplo, que Sarai era irmã de Abrão por parte de pai (Gênesis 20:12).

Significa, então, que Terá se relacionou com pelo menos uma mulher a mais do que com a mãe de seus três filhos Abrão, Harã e Naor (Gênesis 11:26).

Para conhecer realmente a história de Abrão, precisamos entender como foi seu passado. Sua criação, a terra e a parentela que ele deveria deixar para cumprir o chamado de Deus.

A personagem Amat realmente existiu?

A Bíblia não menciona sobre a mãe de Abrão, sequer qual era o seu nome. O nome de Amat foi inspirado nos escritos do Talmude, uma coletânea de livros da tradição judaica.

Porém, se pararmos para analisar as entrelinhas da história, podemos concluir que para Deus ter escolhido Abrão, ele deve ter tido algum contato, ainda que sutil, com alguém que cria no Deus Único. Em meio a uma cidade completamente idólatra em que vivia (Ur).

Assim, a personagem de Amat foi construída, trazendo essa referência de fé para a vida do pequeno Abrão, que, futuramente, sacrificaria tudo por essa fé.

Novela Gênesis

Acompanhe as emoções de Gênesis de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas; com os melhores momentos da semana aos sábados, no mesmo horário, na Record TV.

Reveja ainda todos capítulos na íntegra e assista cenas extras no PlayPlus.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: DIVULGAÇÃO/RECORDTV