Rede aleluia
Por que a boa comunicação pode alavancar sua carreira ou seu negócio?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 5 de Dezembro de 2021 - 00:05


Por que a boa comunicação pode alavancar sua carreira ou seu negócio?

Veja o que mudar para entender os outros e ser compreendido da melhor maneira possível

Por que a boa comunicação pode alavancar sua carreira ou seu negócio?

Muitas pessoas ignoram a importância da boa comunicação para o sucesso de suas carreiras e até de seus empreendimentos. Elas não percebem que, às vezes, a promoção tão desejada e esperada e até o negócio que tinha todas as condições de ser concretizado acaba não acontecendo porque, em algum momento, a comunicação falhou. É claro que não estamos falando aqui de falastrões que engambelam seus clientes ou chefes, mas de profissionais que têm conteúdo a oferecer e que não atingem suas metas por não desenvolver a melhor forma de trocar informações relevantes para a ascensão de seus negócios e trabalhos.

Para Soeli de Oliveira, consultora, palestrante e articulista do Instituto Tecnológico de Negócios (ITN), pós-graduada nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação, comunicar-se bem é fundamental para a carreira e para os negócios. “O empreendedor, por exemplo, satisfaz as necessidades ou desejos de seu público e é por meio da comunicação que ele consegue identificá-los e definir estratégias de como satisfazê-los”, analisa.

Soeli afirma que, embora alguns nasçam com características que facilitem a comunicação, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida: “por meio da empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, por meio de uma escuta ativa, que é ouvir atentamente o interlocutor e prestando atenção também à linguagem não verbal”, avalia.

Saiba liderar
O esforço para instaurar a boa comunicação dentro de uma empresa depende de todos. “Não existe uma fórmula mágica. O processo para melhorar a comunicação é a autoavaliação, para aprender com as falhas e alimentar o desejo de melhorar sempre, mas isso deve começar pelos gestores, pois são eles que estabelecem o clima da boa comunicação. A equipe se espelha nos líderes”, diz.

Seja criativo
Estar atualizado com o que ocorre no mundo e ser criativo para se comunicar, criar vídeos e usar a internet a seu favor são expedientes que podem e devem ser usados, mas de nada adiantam se a comunicação não for ajustada. “É necessário criar canais de comunicação adequados, usar as redes sociais e as tecnologias de comunicação disponíveis e promover alinhamento por intermedio de constantes feedbacks. Colaboradores bem alinhados sabem o que precisam fazer e quais resultados são esperados”, diz.

A especialista afirma que ao se comunicar é preciso deixar os preconceitos de lado para facilitar a interlocução. “Eles criam antipatia, bloqueiam e impedem a escuta ativa, dificultando ou obstruindo a comunicação. Outro problema é se achar superior, considerar-se o dono da verdade, ter prejulgamentos e querer rotular os colegas e parceiros. Em negociação, preconceito e prejulgamento rimam com prejuízo, considerando que tal atitude abala a confiança, que é a base para a aceitação de uma proposta.”

Tenha autodomínio
Diante das diversas situações que, muitas vezes, testam o empreendedor, seja no contato com colaboradores, clientes ou parceiros de negócios, Soeli salienta que é preciso ter autodomínio. “O controle emocional evidencia a diferença entre quem é profissional e quem é amador. Pessoas sem controle emocional se tornam hipersensíveis com frequência e ‘chutam o pau da barraca’, criando situações de conflito e gerando resultados negativos para si e para a empresa”, explica.

Mesmo que nem sempre existam as condições ideais para se comunicar bem, Soeli ressalta que alguns pontos básicos devem ser observados: “deve-se optar por ambientes sem ruídos, evitar jargões técnicos e adaptar a altura e a velocidade da fala em sintonia com o interlocutor. Também é preciso ter consciência que não nos comunicamos com CNPJs e CPFs, mas com pessoas. Cada pessoa é única e importante e merece toda nossa atenção e consideração”, conclui.

Participe
Se você não está conseguindo se comunicar bem em seu trabalho ou com seus clientes, participe do Novo Congresso para o Sucesso, reunião que acontece às segundas-feiras, nos Templos da Universal. Nela, milhares de pessoas estão aprendendo a ouvir as orientações do Espírito Santo para se comunicarem melhor e alcançarem
seus objetivos.


Por que a boa comunicação pode alavancar sua carreira ou seu negócio?
  • Eduardo Prestes / Foto: getty images 


reportar erro