Por ciúmes você vigia tudo que sua esposa faz?
Avalie a sua conduta e veja se você não está falhando em algo que precisa mudar em sua vida
Há homens que costumam vasculhar o celular da esposa atrás de mensagens que possam ser indícios de traição. Existem casos em que a falta de confiança é tanta que o homem dispensa tempo nas redes sociais para “stalkear” e vigiar tudo o que a esposa acessa, além dos contatos que ela faz, seja com as amigas, seja até os relacionados ao seu trabalho. Se houver alguma referência da esposa a outros homens, a bomba do ciúme não tarda a explodir. Em eventos sociais, por exemplo, esses homens não suportam nem ver a amada conversando com outras pessoas, às vezes independentemente do sexo delas.
O pior é que as situações de ciúmes podem ser encaradas como algo normal por boa parte dos homens. Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro comprova isso. Ela revelou que 59% dos brasileiros acreditam que o ciúme é um sinal de amor. E mais: eles também acham que o sentimento é capaz de “apimentar” a relação. Contudo, em diversos casos, o ciúme acaba sendo apenas uma justificativa para a violência contra a mulher. Segundo dados atualizados da Rede de Observatórios da Segurança, a cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência.
O Bispo Renato Cardoso costuma abordar os problemas de ciúmes e é enfático em afirmar que quando a parceira não dá motivos reais para desconfiança trata-se de algo doentio: “é um sinal de uma doença que está dentro de você, uma doença emocional, psicológica, espiritual, mental, uma destas ou todas elas. Esse sentimento mostra que você tem uma doença que está causando esse ciúme. Essa doença tem raízes na insegurança ou porque você sofreu no passado algum tipo de abandono você tem carência dentro de si”.
Já quando há algum motivo o casal precisa rever sua relação e dialogar com equilíbrio para que tudo fique claro, inclusive o comportamento adequado para ambos.
E o Bispo acrescenta ainda que o “ciúme é sinal de falha na relação. Você tem que voltar o foco à falha e conversar sobre a solução daquela falha. Nós temos que melhorar essa comunicação. Você tem que atingir a falha da relação para curar o ciúme. Ou pode ser falta de autovalorização. A parceira não está comentando nada errado, mas a pessoa ciumenta não se valoriza e é insegura, portanto fica vendo coisas onde não existe. Quando a pessoa não se valoriza, ela precisa da valorização exterior.”
Sobre como o homem deve tratar a esposa em seu casamento, a Bíblia fala o seguinte, em Efésios 5.28: “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. Para chegar a esse ponto, deve haver comunhão na relação do casal, o que demanda a construção da confiança diariamente. Essa elaboração nem sempre é fácil, contudo, quando amparada na Palavra de Deus, se torna possível e pode evitar reações de ciúmes descabidas.
Avalie como você se situa em relação a isso e, caso seja necessário, busque ajuda o quanto antes.