Polícia Federal apreende 1 bilhão de traficantes

Operação Enterprise, uma das maiores da História, aconteceu nesta segunda-feira (23)

Imagem de capa - Polícia Federal apreende 1 bilhão de traficantes

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB) divulgaram nesta segunda-feira (23) dados da Operação Enterprise, que é considerada uma das maiores operações contra o tráfico internacional da História.

Entre imóveis, veículos de luxo, aeronaves e outros bens, foram apreendidos o equivalente a R$ 1 bilhão. Além disso, anteriormente já haviam sido apreendidas, pelo menos, 50 toneladas de cocaína em portos do Brasil, da Europa e da África.

No Brasil, a operação realizou 66 mandatos de prisão e 149 mandatos de busca e apreensão, simultaneamente, em Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

Também houve colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) para realizar oito prisões fora do Brasil, além de identificação de outros suspeitos e apreensão de bens dos criminosos.

Ao todo, foram 670 policiais federais e 30 servidores da RFB envolvidos nas ações desta segunda-feira.

Anos de investigação

A Operação Enterprise teve início ainda em 2017, quando policiais federais apreenderam 776 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá (PR).

As investigações revelaram que os portos mais utilizados para exportar drogas no Brasil são justamente o de Paranaguá e o de Santos (SP). A maior parte das exportações têm a Europa como destino.

“É um dia histórico para comemorar a maior da operação da História da Polícia Federal em apreensão de cocaína nos portos do Brasil, Europa e África”, afirmou Elvis Secco, Coordenador Nacional de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas.

Confira abaixo a reportagem do Jornal da Record sobre a operação:

imagem do author
Colaborador

Redação / Imagem: Divulgação Polícia Federal