Pesquisadores identificam trecho de Ezequiel em material do Mar Morto
Tradicionalmente, a arqueologia comprova a veracidade e imutabilidade do Texto Sagrado
Os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados ao acaso em cavernas na região de Qumran, entre as décadas de 1940 e 1950.
Como esse achado arqueológico é muito antigo e foi fragmentado com o passar do tempo, a leitura de seu conteúdo, até os dias de hoje, é um desafio para especialistas. Por isso, são empregadas várias tecnologias na análise desse material.
No Museu de Israel, em Jerusalém, por exemplo, há o Santuário do Livro, onde se encontra exposta uma cópia do livro do profeta Isaías. É possível conferir a versão online desse pergaminho por meio do projeto “Pergaminhos do Mar Morto“.
Assim, sabe-se que parte do conteúdo total, desses escritos, é o Antigo Testamento. São compilações produzidas no século 2 antes de Cristo até por volta do ano 70 depois de Cristo. Portanto, é a cópia mais antiga da primeira parte das Escrituras de que se tem notícia.
Novas descobertas
Porém, recentemente, os estudiosos ficaram entusiasmados com mais uma descoberta. Foram identificados trechos do livro do profeta Ezequiel. Mais especificamente, dos versículos 1 ao 3, do capítulo 46.
Isso só foi possível porque a Universidade de Manchester desenvolveu uma nova técnica de leitura textual que foi capaz de interpretar o conteúdo.
Para o pesquisador Joan Taylor, do King’s College London, especialista nos Manuscritos do Mar Morto, a nova técnica é interessante, colabora com o que foi analisado até agora e proporcionar uma expectativa para futuras descobertas, informou a CNN International.
A Bíblia não foi alterada com o tempo
O mais impressionante sobre a relação de cópias antigas das Escrituras (a exemplo dos Manuscritos do Mar Morto) com a Bíblia que temos em nossas mãos, nos dias de hoje, é que o texto se manteve praticamente intacto, sem alterações, ao longo dos séculos. Isso revela o zelo que Deus tem com a Sua Palavra e a veracidade do que está escrito.
Infelizmente, na atualidade, as pessoas tendem a buscar entretenimentos em vez de praticar a leitura diária da Bíblia. Assim como, o nosso corpo precisa de alimento para sobreviver, a nossa alma se alimenta da Palavra de Deus. Portanto, não perca tempo e comece o seu plano de leitura diário.
A Bíblia com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo (imagem ao lado), que traz comentários explicativos sobre os trechos, pode lhe auxiliar nessa tarefa. Confira.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo