Pesquisadores de Israel criam máscara capaz de matar o coronavírus com calor

A nova arma contra COVID-19 é reutilizável e aquecida a 70º quando conectada a uma fonte de energia como um carregador de celular

Imagem de capa - Pesquisadores de Israel criam máscara capaz de matar o coronavírus com calor

Pesquisadores da  Universidade Technion em Haifa, Israel, criaram uma máscara capaz de matar o coronavírus.

De acordo com reportagem publicada pela Agência de Notícias Reuters, a máscara é reutilizável e age por meio do calor proveniente de uma fonte de energia, como os carregadores de celular.

Contudo, segundo o professor Yair Ein-Eli, que liderou a pesquisa, a desinfecção, que tem a duração de 30 minutos, não pode ser feita com ela conectada no carregador.

Leia também:

OMS admite vacina contra COVID-19 ainda em 2020

90% dos testados com vacina produziram anticorpos para o novo coronavírus

Ainda de acordo com a reportagem, a máscara possui camada interna de fibras de carbono que é aquecida  a 70º, temperatura alta o suficiente para matar o vírus.

“Podemos garantir até algumas dezenas de ciclos, sem nenhum risco”, assegurou o professor Ein-Eli.

O professor Allon Moses, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico Hadassah de Jerusalém, não dúvida sobre a eficácia do método. Contudo, ele alerta que se aquecida rapidamente, a máscara pode ser danificada e, consequentemente,  o resultado será comprometido.

Os pesquisadores informam que já foi apresentada uma patente para a máscara nos Estados Unidos, e já está em discussão a comercialização do produto com empresas interessadas em produzi-la.

(*) Com informações da Agência de Notícia Reuters.

 

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: Getty Images