Pesquisa revela que filhos trocariam presentes por mais tempo com os pais

Voluntárias estão proporcionando momentos de lazer para famílias em todo o Brasil.

Imagem de capa - Pesquisa revela que filhos trocariam presentes por mais tempo com os pais

Nem presentes, nem liberdade. O que os filhos querem é passar mais tempo ao lado dos pais. Essa foi a resposta de 73% das crianças que foram entrevistadas por uma rede de fast-food dos EUA. Entre as 20 coisas que eles mais gostariam de fazer junto com os seus pais, estava a ida ao cinema, ocupando a 5º posição.

É nesse sentido que, no mês de setembro, o programa social Escola de Mães estará levando mais de 6 mil pais e filhos aos cinemas de todo o Brasil. Apenas no último domingo (1º), na capital paulista, mais de 300 deles compareceram ao cinema do Shopping Center Norte e assistiram à superprodução “Nada a Perder 2”.

Edineia Dutra, psicóloga e responsável pelo programa social, afirma que promover momentos como esse é essencial para que os pais compreendam que é possível se dedicar a família, mesmo com pouco tempo disponível.

“Quando abordamos sobre esse tema em nossas palestras, é muito comum recebermos ‘justificativas’ dos pais, dizendo que o cansaço mental é tão grande devido à jornada dupla de trabalho (fora e dentro de casa), que acaba faltando disposição e tempo para se dedicarem mais ao lazer com os seus filhos”, explicou Edineia.

Ela também relata que, para preencher essa lacuna, alguns pais tentam dar presentes ou até mesmo motivam seus filhos a saírem com amigos. “ Infelizmente, essas atitudes têm contribuído para criar um distanciamento afetivo entre pais e filhos, no qual cada um permanece centrado em si mesmo, mantendo um ambiente onde todos se conhecem, mas não se relacionam”, finalizou a psicóloga.

Saiba mais sobre o programa social

A Escola de Mães, onde os pais são bem-vindos, teve início em 2012 e atua em todo o Brasil e em mais 30 países.

As atividades do grupo englobam palestras e orientações individuais, nas quais os pais recebem o suporte para educar e manter uma relação cotidiana saudável com os seus filhos, sempre com base nos valores da família. Em 2018, mais de 260 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa social.

Caso tenha interesse em participar, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

UNIcom