Pesquisa aponta que crianças estão mais confinadas do que detentos

Evento tem estimulado pais a brincar com filhos ao ar livre.

Imagem de capa - Pesquisa aponta que crianças estão mais confinadas do que detentos

A maioria das crianças passa menos tempo ao ar livre do que um presidiário, conforme mostrou uma pesquisa realizada por uma empresa multinacional britânica, ao entrevistar mais de 12 mil pais de dez países, entre eles Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e China. O estudo revelou que 84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre durante duas horas ou menos por dia, 40% durante uma hora ou menos por dia, e 6% delas nunca brincam ao ar livre.

Para oferecer uma alternativa a esse triste cenário, durante o mês de outubro e novembro, o programa social Escola de Mães realiza o “Pic Nic” em parques de todo Brasil e em mais 30 países. O objetivo é estimular os pais a praticarem essa atividade que, segundo especialistas, é extremamente benéfica para as crianças.

Este ano, na capital paulistana, o evento principal acontecerá no parque Ceret, no dia 9/11. Serão oferecidas às famílias atividades interativas, roda de conversa, música e uma mesa farta para desfrutarem. São aguardadas cerca de 250 pessoas.

A psicóloga e responsável pela Escola de Mães, Edineia Dutra, fará uma palestra para conscientizar os pais sobre a importância de atividades como essas. “As brincadeiras dentro e fora de casa são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças. Mas o que falta hoje em dia é o equilíbrio, que, por conta da tecnologia, tem roubado de muitos a oportunidade de realizar atividades ao ar livre”, disse.

“É importante que a criança ande na grama, na terra, desfrute de brincadeiras que só na natureza é possível realizar. Assim, elas poderão ser estimuladas a usar a sua criatividade e criarem os seus próprios brinquedos, usufruindo de um ambiente saudável que só traz benefícios para a saúde. Além disso, a atividade conjunta também ajuda a estreitar a relação entre pais e filhos”, finalizou a psicóloga.

Países como Angola, Moçambique, EUA, Portugal, Holanda e França já realizaram o evento. Até o final da programação (15/11), o programa social pretende beneficiar cerca de 10 mil pessoas.

Benefícios de estar em contato com a natureza

Em outras pesquisas, como a Universidade de Chiba realizou, no Japão, especialistas afirmam que estar em contato com a natureza pode ajudar a aliviar o estresse, a recuperar a energia mental, a combater a ansiedade, no controle do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir a pressão arterial. 

Saiba mais sobre o programa social

As atividades da Escola de Mães, onde pais são bem-vindos, englobam palestras e orientações individuais e suporte para educar e manter uma relação cotidiana saudável com os seus filhos, sempre com base nos valores da família. Em 2018, mais de 260 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa social.

 

Caso tenha interesse em participar, acesse: https://www.universal.org/godllywood-escola-de-maes/

Serviço:

Local: Parque Ceret – R. Canuto Abreu, s/n – Jardim Anália Franco, São Paulo – SP.

Data: 09/11

Horário: 09h30

imagem do author
Colaborador

UNIcom