Perto de shoppings, voluntários oferecem ajuda a quem sofre com depressão

Mutirão aconteceu neste domingo (4), em várias cidades do país

Neste domingo (4), o programa social Depressão Tem Cura (DTC) realizou a ação “Stop Depression – Operação Fim de Ano” nos arredores de shoppings dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O intuito foi prestar atendimento a pessoas que sofrem com problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

De acordo com a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, divulgada em abril, 11,3% dos brasileiros afirmaram ter recebido diagnóstico médico de depressão no ano interior, o que correspondia a cerca de 23 milhões de pessoas.

Na ação “Stop Depression – Operação Fim de Ano”, voluntários ofereceram atendimento e escuta qualificada em pontos próximos aos principais centros de compras do país, em praças, pontos de ônibus e semáforos.

A principal ação de São Paulo aconteceu na Praça Oswaldo Cruz – próxima ao Shopping Pátio Paulista. Na oportunidade, além do suporte emocional oferecido pelos voluntários, o programa social distribuiu 200 exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, de autoria da médica Eunice Higuchi.

O responsável pelo Depressão Tem Cura, Jefferson Garcia, explica que esse trabalho foi realizado em frente aos shoppings porque “no final de ano a depressão, a ansiedade e a solidão aumentam e, com isso, as pessoas tentam preencher o vazio com compras e passeios. O DTC esteve nos locais dando toda assistência, ouvindo, orientando e mostrando que existe uma solução para essa tristeza”.

Segundo Jefferson, a ação também é uma forma de divulgar o evento “Vida a Cores” que acontecerá no dia 18/12 em todo Brasil, e ajudará as pessoas a combater o mal do século.

“Tive depressão com a descoberta de uma gravidez não planejada aos 16 anos. Meu filho nasceu com graves problemas neurológicos e motores. Eu desejava a morte. Chorava todos os dias. Tinha muita angústia, tristeza, não conseguia sorrir, parei de estudar e fiquei irreconhecível”, conta Cristiane Andrade de 41 anos, voluntária do DTC há 2 anos.

Ela obteve ajuda de voluntários do programa social e conseguiu superar os problemas que enfrentava. “Me identifiquei com o trabalho e por saber que muitas pessoas sofrem silenciosamente, vi uma oportunidade de poder ajuda-las”.

O Depressão Tem Cura foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 2018. Por meio de suas ações, o grupo levou apoio emocional e esperança para 1,2 milhão de brasileiros em 2021.

imagem do author
Colaborador

UNIcom