Perseguidos por amor a Cristo

Novela Jesus: assim como os apóstolos sofreram por defender a sua Fé, muitos cristãos ainda hoje também são perseguidos

Imagem de capa - Perseguidos por amor a Cristo

Enquanto esteve na Terra para cumprir a Sua missão, Jesus, além de realizar inúmeros milagres, transformou a vida de milhares de pessoas que, por livre e espontânea vontade, decidiram segui-Lo. Foram homens e mulheres que deixaram seus desejos de lado para se dedicar exclusivamente a Jesus e à causa do Evangelho, como é o caso dos 12 discípulos que estiveram ao lado de Cristo durante todo Seu ministério.

A novela Jesus, da Record TV, que está em sua reta final, trouxe, por meio de suas cenas, a importância desses homens escolhidos pelo próprio Senhor Jesus. Na trama, os 12 discípulos são interpretados pelos atores Gustavo Rodrigues (Tomé), José Victor Pires (Tiago Menor), Maurício Ribeiro (André), Matheus Fagundes (Filipe), Petrônio Gontijo (Pedro), Pierre Baitelli (Natanael), Rafael Gevú (João), Ricky Tavares (Judas Tadeu), Rodrigo Andrade (Simão), César Cardadeiro (Tiago Maior), Gabriel Gracindo (Mateus) e Guilherme Winter (Judas Iscariotes). Eles tiveram uma experiência com o Mestre e passaram a segui-Lo. Os apóstolos eram mensageiros enviados por Cristo para pregar o Evangelho. Assim como o Senhor Jesus foi perseguido, esses homens também foram.

Perseguição
Convivendo com Jesus, os discípulos aprenderam e aceitaram ser moldados pelo Mestre. Pedro (Petrônio Gontijo), por exemplo, era um homem impulsivo, mas, ao concordar em ser guiado por Jesus, se tornou um novo homem.

Em pouco tempo, os discípulos, que passaram a usar a Autoridade do Senhor e a ministrar o trabalho dEle, despertaram a fúria de fariseus e religiosos, que iniciaram uma perseguição a eles.

A trama da Record TV traz a cena da perseguição aos apóstolos após a ressureição de Cristo. Petronius (Fernando Pavão) lidera a busca pelo corpo desaparecido de Jesus (Dudu Azevedo) após a crucificação. O soldado romano manda prender todos os seguidores do Messias, inclusive os apóstolos, e envia um de seus homens para acompanhar os passos de Maria Madalena (Day Mesquita), que percebe a movimentação e se esconde.

Mas Jesus aparece para os seus seguidores, como é relatado no livro de João 20.19-22: “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.

Naquele momento, Jesus trouxe alívio e tranquilidade para aqueles que estavam sendo perseguidos pela sua Fé, e deixou claro que somente o Espírito Santo daria forças para que eles ficassem firmes até o final.

Nos dias de hoje
A perseguição que os discípulos enfrentaram pode parecer algo distante da nossa realidade. Entretanto, o que está descrito nos relatos bíblicos ainda acontece nos dias de hoje com todos aqueles que servem e assumem a Fé no Senhor Jesus. Sobre isso, Ele deixou um alerta: “então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa”. (Mateus 24.9).

Assim como os discípulos sofriam represálias por levar a Palavra de Deus, atualmente pastores, obreiros e todos aqueles que decidem servir ao Senhor Jesus enfrentam perseguições, seja dentro ou fora de casa, por assumir a sua Fé. Caro leitor, se você tem passado por isso, lembre-se de que Cristo, mais do que todos, sofreu perseguições e você, como discípulo dEle, está sujeito ao mesmo tipo de situação.

Entretanto, não se surpreenda nem se irrite, pois, como está escrito, “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. (Mateus 5.10).

A reprise de Jesus chegará ao final, mas em janeiro você confere Gênesis, a nova novela da Record TV que contará a história bíblica como você nunca viu.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Reprodução